SAÚDE

Hospital de Aeronáutica de Canoas promove evento em comemoração ao dia mundial do rim

Publicada em: 14/03/2013 15:03
Imprimir
Fonte: DM/ ACS do HACO

O Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO) realizou uma campanha em comemoração ao Dia Mundial do Rim, na quarta e quinta-feira (13 e 14/3), com o objetivo de informar seus usuários sobre as doenças renais. A iniciativa divulgou a importância do diagnóstico precoce das doenças renais e incentivou a procura de orientações, ressaltando que ela pode ser uma doença silenciosa e não apresentar sintomas.

Foram desenvolvidas diversas atividades como a distribuição de folhetos com esclarecimentos referentes à doença renal, verificação da pressão arterial e dosagem da glicemia (glicotest). Foram avaliados 198 usuários do HACO e, aqueles que apresentaram pressão arterial e, ou, glicemia elevadas foram encaminhados aos ambulatórios e emergência do hospital.

Na quinta-feira, Dia Mundial do Rim, foi ministrada uma palestra sobre Prevenção das Doenças Renais, para conscientizar mais usuários para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das doenças renais.

“A pessoa pode ter uma doença dos rins e não saber. Por isso, a realização de exames periódicos (análise da urina e creatinina no sangue) pode ser a única forma de detectá-la. Esses exames são ainda mais necessários para hipertensos, diabéticos, fumantes, obesos, idosos, portadores de doença cardiovascular ou que tenham familiares com doença renal”, explica a Capitão Médica nefrologista Liége Maria Ferro Zago, organizadora do evento.