MEIO AMBIENTE

Projeto ambiental da Base Aérea de Santa Maria recebe aprovação do IBAMA

Publicada em: 12/03/2013 17:32
Imprimir
Fonte: BASM

A Base Aérea de Santa Maria (BASM) obteve neste mês a aprovação do IBAMA de um projeto ambiental desenvolvido junto ao Aeródromo de Saicã, localizado no município de Cacequi (RS). No local está situado o Estande de Aviação utilizado para o treinamento de emprego ar-solo de unidades aéreas da FAB e da Marinha do Brasil. O projeto foi elaborado pelo Esquadrão de Infraestrutura da BASM com o objetivo de conter erosões agravadas por longos períodos de estiagem que atingiram o Pampa Gaúcho, além da manutenção dos sistemas de drenagem.

Os processos erosivos foram monitorados com a instalação de estacas ao longo do trecho crítico e com acompanhamento do nível do solo em cada um dos pontos. Após cinco meses, em alguns trechos houve a deposição de material, ao invés de erosão. A partir de maio de 2012, foi realizada a preparação do solo para o plantio de gramíneas nas áreas com dificuldade de regeneração do solo e restabelecimento da vegetação. O solo foi nivelado, arado e plantada grama com adubação apropriada.

Os resultados foram apresentados ao IBAMA, indicando que o estágio de desenvolvimento das plantas e a cobertura do solo haviam atingido níveis bastante satisfatórios. Também foram realizados serviços de desobstrução de calhas e recomposição de barreiras de pedras para atenuar o fluxo da água.