CAPACITAÇÃO

CENIPA inicia curso de especialização em segurança da aviação

Publicada em: 12/03/2013 16:11
Imprimir
Fonte: CENIPA

Começaram no início deste mês as aulas do curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE Safety) no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), em Brasília.

Segundo o professor Donizetti de Andrade, coordenador do Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a principal finalidade do curso é formar especialistas que atuam diretamente na segurança da aviação civil e militar, preparando-os para os desafios e responsabilidades no estabelecimento de uma sólida cultura nas áreas desse conhecimento.

O curso além de aprofundar o conhecimento aeronáutico nas interfaces da segurança de aviação e aeronavegabilidade continuada, propõe uma abordagem científica e tecnológica visando estimular novas linhas de pesquisa no campo de segurança de aviação no Brasil.

O curso, que terá a duração de nove meses, funcionará com dois encontros presenciais, de 20 horas, a cada quinze dias. A formação é direcionada aos recursos humanos do CENIPA, representantes das aviações da Polícia Federal, Forças Armadas, Forças Auxiliares, Infraero, ANAC, empresas aéreas e outros.

Pesquisa
O PE Safety oferece duas linhas de pesquisa. A primeira abrange Engenharia Aeronáutica, Segurança de Sistemas Aeronáuticos e Sistema de Gestão de Segurança da Aviação. E engloba fundamentos de Engenharia Aeronáutica, Certificação Aeronáutica, Confiabilidade e Segurança de Sistemas de Aeronaves e Manutenção de Sistemas Aeronáuticos.

A segunda linha apresenta as disciplinas de Segurança Operacional de Voo, Gerenciamento de Crise de Planejamento de Contingências, Responsabilidade Civil e Aspectos Legais em Segurança de Aviação e Contratos em Aviação, Medicina Aeroespacial e Ambiente de Navegação em Aviação Civil.

Outras disciplinas complementares, metodologia do trabalho científico e trabalho de conclusão de curso fazem partes das duas linhas de pesquisa. Ao término do curso, os alunos receberão o diploma de pós-graduação lato sensu.