MÊS DA ASA

Exposição marca as comemorações em São Paulo

Publicada em: 25/10/2012 16:19
Imprimir
Fonte: IV COMAR

Em homenagem ao Dia do Aviador e às comemorações do Mês da Asa, o historiador e pesquisador Hermelindo Lopes Filho promove até o dia 26/10 em São Paulo  uma retrospectiva sobre a história dos 71 anos da Força Aérea Brasileira  na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), no bairro de Higienópolis, na capital paulista.

A exposição “Nas Asas da História da Força Aérea Brasileira” inclui  maquetes do 14bis de Santos Dumont, de aviões militares, livros históricos, jornais de época, documentos, gravuras, painéis e  fotografias.


Entre as maquetes, há o primeiro avião militar brasileiro, de 1916, o “Curtiss F.” Há também uma maquete do primeiro caça e helicóptero da FAB, o “Curtiss P-36” e o “Bell H-13”, respectivamente.

A primeira aeronave da FAB de alcance intercontinental, o “Boeing B-17G”, que entre 1957 e 1967 participou da intervenção do canal de Suez transportando tropas do Exército, também pode ser vista entre as maquetes expostas.  Primeira aeronave da FAB a realizar a volta ao mundo, em 1966, o Hércules C-130H é outro destaque entre as maquetes.

Na parte documental da exposição, o visitante poderá ter acesso ao “Jornal Le Petit” que mostra a matéria do primeiro voo do 14 Bis em 1906.  Vale destacar que todos os documentos em exposição são originais e fruto de um trabalho apaixonado do pesquisador Hermelindo Lopes. “Coloquei 160 objetos em exposição que representam um pouco dos 71 anos de história da FAB”, explica o pesquisador.