TECNOLOGIA

Veja vídeo de lançamento do foguete de treinamento no Maranhão

Publicada em: 27/09/2012 18:07
Imprimir
Fonte: CLA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira (27/9) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Falcão V. O veículo foi o quinto lançado pelo CLA neste ano e teve por objetivo testar os meios de solo e a equipe de técnicos, engenheiros e demais profissionais envolvidos com a área operacional. Além dos militares e civis da unidade da Força Aérea no Maranhão participaram também 32 militares do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, situado em Parnamirim, no Rio Grande do Norte – RN. O lançamento foi acompanhado por estudantes do curso técnico em Eletrônica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) da cidade de Alcântara. 

O lançamento seguiu conforme os parâmetros previstos para este tipo de veículo. O Foguete foi lançado hoje às 14h11min pelo horário de Brasília e atingiu uma altitude máxima de 31,742 Km em 79 segundos de voo. O veículo gastou 166 segundos até atingir a área de impacto localizada a 17,5 Km do local de lançamento. A partir das informações levantadas pelo sistema de rastreio será possível futuramente obter a qualificação e certificação do veículo visando incrementos como por exemplo, de sua carga útil onde podem ser embarcados experimentos científicos.

O FTB
O Foguete de Treinamento Básico é um veículo de fabricação nacional e faz parte do projeto FOGTREIN. O FTB é desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em parceria com a AVIBRAS e tem por objetivo manter em atividade tanto equipes técnicas quanto os meios operacionais dos Centros de Lançamento do Brasil. Atualmente, o projeto FOGTREIN contempla o Foguete de Treinamento Básico e o Foguete de Treinamento Intermediário. Ambos são lançados anualmente tanto pelo Centro de Lançamento de Alcântara quanto pelo Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.