ENCONTRO

Militares de 13 países planejam exercício para ajuda humanitária

Publicada em: 25/09/2012 17:24
Imprimir
Fonte: EMAER/Agêcia Força Aérea

Militares das Forças Aéreas de 13 países americanos participam, de 24 a 28 de setembro, no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), da reunião do Comitê VI do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA).

O objetivo é planejar o Exercício Cooperación II, que tem como foco ajuda humanitária em caso de catástrofes naturais. O exercício será virtual e vai ocorrer na cidade de Mendoza, Argentina, em abril de 2013.

“A intenção é unir forças para apoiar a população de países que tenham sofrido desastres naturais, como enchentes e terremotos de grandes proporções, como nos casos do Haiti e do Chile”, afirma o Coronel Aviador Miguel Angelo Santiago, presidente do Comitê VI.

A criação do Comitê VI foi ratificada pelos Comandantes das Forças Aéreas dos países que integram o SICOFAA durante a LII CONJEFAMER, realizada em Ottawa, Canadá, em junho deste ano.

Esta é a primeira reunião do exercício, chamada de Initial Planning Conference (IPC). Os próximos encontros deverão ocorrer em novembro, no Uruguai, e em março de 2013, na Argentina.

Participam da reunião em Salvador representantes das Forças Aéreas da Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, além da Junta Interamericana de Defesa (JID), que participa como convidada especial.