EVENTO

INCAER será sede da 2ª Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar

Publicada em: 22/05/2012 13:46
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa

No período de 2 a 6 de julho, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) será sede do II Encontro de Bibliotecas Militares e do III Encontro de Arquivos Militares.

O encontro será fórum de estudos que tem por finalidade reunir os gestores de arquivos e bibliotecas militares e civis, estudantes universitários, para discutir a preservação e a divulgação dos acervos documentais relacionados com a História Militar brasileira.

O referido encontro de arquivos entra na sua terceira edição, e o de bibliotecas na segunda. Neste ano de 2012, por rodízio entre as Forças Armadas, coube a Aeronáutica a missão de organizá-lo. O objetivo geral é estimular o desenvolvimento da percepção, por parte da sociedade, dos valores militares (Pátria, Honra e Dever), constantes do alicerce da nacionalidade brasileira.

Em 2009, teve vez no Rio de Janeiro (RJ) a I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar organizada pelo Exército Brasileiro, com apoio do Ministério da Defesa, da Marinha e da Aeronáutica. Foi a primeira vez que as áreas de conhecimento de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e de História se uniram para discutir os temas relacionados à Cultura Militar. Os encontros dessas áreas já aconteciam, mas em momentos separados, a cada dois anos, onde cada campo da cultura tratava o seu assunto num evento particular. Um destaque especial no evento foi a comemoração dos 10 anos de criação do Ministério da Defesa.

No dia 18 de outubro de 2009, realizou-se a cerimônia de abertura da I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural Militar, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, mais conhecido como Monumento aos Pracinhas.

Nos dias 19 a 23 de outubro, transcorreram as seguintes atividades culturais previstas: o II Encontro de Arquivos Militares, o I Encontro de Bibliotecas Militares, o IV Encontro de Museus de Cultura Militar e a Exposição de Obras de Arte Militar, tendo como local de realização o Museu Militar Conde de Linhares (situado no bairro de São Cristóvão), e o Seminário de História Militar Brasileira, ocorrido no Arquivo Nacional (na Praça da República - Centro).

Ao final dos encontros ficou estabelecido que a “Semana” teria seu efeito a cada dois anos, com rodízio de sua coordenação entre as Forças Armadas, cabendo à Aeronáutica a coordenação do evento de 2011, no entanto por razões adversas o evento foi reprogramado para 2012.

Com o fito de melhor estruturar a exposição e a divulgação dos temas tratados, bem como proporcionar ao público interessado a oportunidade de melhor usufruir dos conhecimentos e das informações disponibilizadas, esta “Semana”, na verdade, acontecerá em dois períodos distintos: o Evento nº1 congregará simultaneamente, o III Encontro de Arquivos Militares e o II Encontro de Bibliotecas Militares, no período 02 a 06 de julho de 2012; e o Evento nº 2, constituindo-se no V Encontro de Museus de Cultura Militar, com data agendada para 24 a 28 de setembro de 2012.

Neste período, as palestras, as oficinas e os mini-cursos serão desenvolvidos nas sedes do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e no Clube da Aeronáutica - CAER entre às 9 e às 16h, de segunda-feira à quinta-feira, e de 9 às 12h30m na sexta-feira, quando encerrarão os eventos.
 

SAIBA MAIS E VEJA A PROGRAMAÇÃO - http://www.defesa.gov.br/projetosweb/semana-patrimonio-cultural/

INCAER/RJ (21) 2101-4966/2101-4967
MINISTÉRIO DA DEFESA (61) 3312-8754