ESPORTE

Mundial de Pentatlo Aeronáutico terá participação de militares brasileiras

Publicada em: 15/05/2012 14:56
Imprimir
Fonte: CDA

O Pentatlo Aeronáutico da Força Aérea esteve presente na INTERAFA 2012, quando foram disputadas as categorias masculina e feminina. A INTERAFA é a competição desportiva interna do Corpo de Cadetes da Aeronáutica, promovida anualmente, onde a Comissão de Desportos da Aeronáutica presta apoio na organização e arbitragem.

O Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico é um evento promovido pelo CISM – Conselho Internacional do Desporto Militar e será realizado este ano em agosto, na Noruega. Pela primeira vez na história da competição, criada em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, haverá a disputa na categoria feminina.

A INTERAFA deste ano serviu também como seletiva para que cadetes e oficiais do Corpo Feminino pudessem ser avaliadas. Entre as mulheres, o destaque foi a Cadete Mayara, que venceu a competição, garantindo sua vaga para o Mundial da Noruega. As Tenentes Intendentes Mellina Barbosa, do CIEAR e Natália Brito, da DIRINT, também garantiram vaga, com a segunda e terceira colocações.

Na categoria masculina, quem garantiu a vaga na competição interna foi o Cadete Todesco. Para os oficiais, haverá uma nova seletiva, também em Pirassununga, entre 07 e 10 de junho.

A modalidade é composta por uma prova aérea e seis desportivas: Tiro; Esgrima; Natação; Prova de Basquete; Pista de Obstáculos; Orientação.

A combinação das provas é baseada nas necessidades do piloto em combate aéreo e em caso de necessidade de evasão do território inimigo. O propósito é possibilitar ao competidor o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

O Brasil participa de Campeonatos Mundiais Militares de Pentatlo Aeronáutico desde 1971, tendo vencido o torneio em quatro ocasiões: 1989, 1991, 2006 e nos 5º Jogos Mundiais Militares, realizados no Rio de Janeiro, em 2011.