ÁGATA 4

Veja como balsas foram transformadas em um hospital de campanha fluvial

Publicada em: 02/05/2012 15:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea


 

Em lugar de areia, brita e cimento; equipamentos para exames laboratoriais de última geração. As balsas da Comissão de Aeroportos da Amazônia (COMARA), acostumadas a transportar insumos de construção, transformaram-se no modal para instalar o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP), que partiu na terça-feira (1/5) de Manaus para prestar atendimento nas localidades de Moura e Barcelos, no Amazonas. Serão quase 500 quilômetros de viagem, perfazendo três dias de navegação ao longo do Rio Negro.

“Para a instalação do HCAMP na balsa cerca de 150 civis e militares da COMARA trabalharam durante mais de um mês para poder atender as populações ribeirinhas”, explica o Coronel Aviador Ricardo José Freire de Campos, vice-presidente da COMARA.

As balsas da COMARA são fundamentais para o transporte de material de construção na região amazônica. Segundo explica o Coronel Ricardo, a título de comparação, uma aeronave, em cada trajeto, poderia levar seis toneladas. A balsa comporta 1,2 mil toneladas. “Apesar do avião levar apenas duas horas e quarenta e a balsa demorar de 10 a 15 dias para chegar ao destino, a quantidade transportada por esse modal é infinitamente superior”, ressalta.

A COMARA atualmente administra diretamente seis obras na região amazônica.