Base Aérea de Manaus e Esquadrão Arara completam 41 anos de apoio à Amazônia

Publicado: 04/04/2011 10:58
Imprimir
Fonte: BAMN

Homenagem ao graduando de HistóriaA Base Aérea de Manaus (BAMN) e o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação(1º/9ºGAv) completaram, no dia 31 de março, 41 anos de atividades, marcando a presença da Força Aérea Brasileira na Amazônia, com solenidade comemorativa realizada às 10h, no hangar do 1º/9ºGAV.

Durante a cerimônia militar, presidida pelo Vice-Governador do Estado do Amazonas, José Melo, foram entregues medalhas por tempo de serviço, placas ao graduado, ao praça e ao servidor padrão de 2010 da BAMN e diplomas concedidos pelo 1º/9ºGAv aos Destaques Operacionais do Esquadrão bem como comendas aos Araras Honorários.

Ativados em 31 de março de 1970, a BAMN e o 1º/9ºGAv são organizações militares que se destacam no cenário nacional por seu desempenho na região Amazônica. A BAMN, por representar a principal organização logística da Força Aérea Brasileira na Amazônia Ocidental, comportando além do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação - 1º/9ºGAv, o Sétimo do Oitavo Grupo de Aviação – 7º/8º GAv, o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo – 7º ETA, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Manaus – BINFAE-MN, o Destacamento de Suprimento e Manutenção de Manaus – DSM-MN e, em dezembro de 2010, o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação – 1º/4ºGAv.

O Esquadrão Arara é reconhecido pelo valioso trabalho desenvolvido nas asas do C-115 Búfalo, desativado em 2008, substituído pelo C-105 Amazonas, no cumprimento de missões de transporte e de evacuação aeromédica junto às comunidades mais longínquas da Amazônia, aos Pelotões de Fronteira do Exército Brasileiro (PEF), à Fundação Nacional de Saúde, à Polícia Federal e demais órgãos governamentais.

O trabalho desempenhado pela BAMN e por suas Unidades sediadas têm destaque por suas missões diárias em prol da vigilância e soberania do espaço aéreo e as missões do Correio Aéreo Nacional (CAN), cruzando os céus da Amazônia e levando assistência médico-odontológica para as comunidades mais isoladas da região.

A chegada do 1º/4ºGAv - Esquadrão Pacau, marca para a Base Aérea de Manaus o início de uma nova empreitada, pois soma esforços às demais unidades aéreas sediadas, no sentido de cumprir com mais eficácia a missão de manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da Pátria, em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa.

Base Aérea de Manaus recebe homenagem da ALEAM

Em reconhecimento às atividades realizadas nos 41 anos de existência da BAMN, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas(ALEAM) realizou na manhã do dia 30, uma sessão especial, proposta pelo Deputado Estadual Sinésio Campos. Durante a sessão, militares e civis que se destacaram em seus trabalhos de apoio à BAMN foram homenageados: Maj Brig Ar Nilson Soilet Carminati, Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional(VII COMAR), Brigadeiro Ar Luiz Fernando de Aguiar, então Chefe do Estado-Maior da mesma organização militar, 3S BMA Eliaquim Batista da Rocha do efetivo da Base Aérea de São Paulo (BASP) e os graduandos do curso de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Chesterson Aguiar Ferreira e Diogo Lopes e Lopes.

imagens/original/7893/img_5931.jpg
imagens/original/7893/img_5950.jpg
imagens/original/7893/img_5974.jpg
imagens/original/7893/img_6026.jpg
imagens/original/7893/img_5746.jpg
imagens/original/7893/img_5758.jpg
imagens/original/7893/img_5768.jpg