CELEBRAÇÃO

Meteorologia: elemento essencial para a segurança da aviação

No 23/03, celebrou-se o Dia Mundial da Meteorologia, data que marca a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1950
Publicada em: 23/03/2025 07:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Tenente Fernandes
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

No dia 23/03, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia, data que marca a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1950. No contexto da aviação, a meteorologia é parte integrante da tomada de decisões para garantir a fluidez das operações aéreas e a segurança das aeronaves. No Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável pela previsão e vigilância meteorológica, através do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

As condições climáticas podem variar abruptamente, afetando o desempenho das aeronaves, a visibilidade e até a capacidade de manobras das aeronaves. Por este motivo, a interação entre os órgãos de controle de tráfego aéreo e de previsão meteorológica é o segredo para garantir a segurança operacional e otimizar o uso do espaço aéreo.

O CIMAER tem um papel fundamental de integrar os dados meteorológicos, utilizando informações provenientes de diversas fontes, como radares meteorológicos, Estações Meteorológicas de Superfície, Estações Meteorológicas de Altitude, entre outras. A unidade é a mais nova do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com cinco anos de existência.

Com o avanço das tecnologias, os sistemas meteorológicos utilizados para apoiar as operações de controle do espaço aéreo se tornaram mais sofisticados. As previsões hoje permitem antecipar fenômenos meteorológicos e adaptar as rotas dos voos para evitar áreas de risco. O uso de modelos de previsão numérica e o monitoramento constante do clima ajudam a fornecer dados mais detalhados e em tempo real.

A Meteorologia Aeronáutica é uma atividade estratégica para o SISCEAB. A sinergia entre a meteorologia aeronáutica e o controle de tráfego aéreo é um pilar da aviação moderna e essencial para garantir o bom andamento da navegação aérea no Brasil.

Fotos: DECEA