CARNAVAL

FAB terá planejamento especial para o controle do espaço aéreo no feriado de Carnaval

Operação tem como foco o aumento da capacidade do espaço aéreo nos aeroportos mais movimentados do país
Publicada em: 19/02/2020 11:00
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), iniciou, na segunda-feira (17), a Operação Carnaval 2020 nos aeroportos mais movimentados do país. A atividade ocorre até o dia 4 de março, quando acaba o pico de movimentação da demanda de voos durante o Carnaval.

Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campinas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Recife (PE), Salvador e Porto Seguro (BA) e Florianópolis (SC) terão as operações de monitoramento do fluxo de tráfego aéreo intensificadas.

Durante a Operação Carnaval 2020, o CGNA adotará medidas de contingência para facilitar a movimentação de passageiros. O reforço nas equipes operacionais e nos órgãos de controle de tráfego aéreo, de acordo com a expectativa de demanda, foi uma das medidas implantadas com base no planejamento do CGNA.

A movimentação de aeronaves no espaço aéreo brasileiro será acompanhada no Salão Operacional do CGNA. "Profissionais de controle de tráfego aéreo, administradoras de aeroportos e empresas aéreas atuam em conjunto nas decisões de gerenciamento em casos que envolvem não apenas o aumento de tráfego aéreo durante a festividade, mas também em situações como mau tempo”, esclarece o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

Serão adotados, também, o Plano de Alternados e o Plano de Desvios em Condições Meteorológicas Severas (SWAP), iniciativas do CGNA em conjunto com as empresas aéreas e aeroportos. O objetivo é orientar, de maneira estratégica, as ações a serem adotadas no nível tático, por ocasião de cenários operacionais com degradações que impliquem em elevado número de voos alternados ou com condições meteorológicas severas que tenham a necessidade de evitar um determinado espaço aéreo, mantendo níveis mínimos de eficiência operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Segundo levantamento do CGNA, a previsão é de 69.626 movimentos aéreos da aviação comercial (pousos e decolagens) para o período de 17 de fevereiro a 4 de março.

Para mais informações sobre a Operação, clique aqui.