ENSINO

UNIFA forma nova turma de Mestres em Ciências Aeroespaciais

Objetivo é difundir assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados ao Poder Aeroespacial
Publicada em: 12/12/2019 14:25
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Capitão Landenberger

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nessa quinta-feira (05), a Cerimônia de Diplomação de 17 novos mestres do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA). A solenidade foi presidida pelo Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, e contou com a presença de autoridades militares e civis, bem como de familiares e amigos dos diplomados.

Durante a solenidade foi prestada uma homenagem ao Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação, representado pela professora Doutora Claudia Maria Sousa Antunes. “O professor é o orientador, a luz que atua como farol na jornada acadêmica de seus orientandos para a construção do conhecimento científico”, destacou o Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro Luiz Tirre Freire.

Em suas palavras, o orador, Tenente-Coronel Aviador Régis Vinícius Silva Barreto, agradeceu a dedicação, o profissionalismo e o suporte de toda equipe envolvida no curso. “Aos professores orientadores, civis e militares, manifestamos nossas cordiais saudações pela cultura compartilhada, pelos esclarecimentos, pelas arguições que serviram para desvelar os melhores caminhos, pela paciência e fidalguia nos diálogos com seus aprendizes", enfatizou.

PPGCA

O PPGCA objetiva capacitar pessoal, fomentar pesquisas e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados com o Poder Aeroespacial Brasileiro. As pesquisas desenvolvidas envolvem temas sobre política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e de cooperação internacional, entre situações de paz e de conflitos armados. Desde 2012, quando foi reconhecido pelo Sistema de Ensino Nacional, o Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais já formou 70 mestres e conta com outros 56 mestrandos em formação, militares e civis que, juntamente com os professores orientadores, registraram a marca de 1466 produções técnico-científicas, distribuídas entre artigos, livros e capítulos de livros, além de revisão e edição de documentos normativos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Este ano, pela primeira vez, o PPGCA passou a ser realizado simultaneamente ao Curso de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (CCEM) da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), momento em que os alunos dessa Escola tiveram a oportunidade de cursar o Mestrado em paralelo ao curso de carreira. Além disso, a UNIFA submeteu à avaliação da CAPES/MEC uma proposta para a implantação, em 2020, do Curso de Doutorado Profissional em Ciências Aeroespaciais, fruto do amadurecimento e fortalecimento do atual programa.

 

Fotos: Soldado Mascarenhas