HOMENAGEM

Militar da FAB morto na Segunda Guerra é homenageado na Itália

Prefeitura de Rodano realizou homenagem a aviador morto no céu da cidade
Publicada em: 04/11/2019 17:03
Imprimir
Fonte: Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane - Revisão: Major Monteiro

No último domingo (3), a Prefeitura de Rodano, cidade localizada a 15 quilômetros de Milão, realizou cerimônia para relembrar um herói brasileiro: o Tenente Aviador Aurélio Vieira Sampaio, abatido pela antiaérea inimiga durante a Segunda Guerra Mundial, no céu de Rodano. A cerimônia contou com a presença da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália e foi marcada, ainda, por homenagens a outros mortos em combate.

Em homenagem ao aviador, foi celebrada uma missa na catedral da cidade e realizado um desfile cívico-militar pelas principais ruas do centro de Rodano. Participaram civis e representantes de associações de ex-combatentes com suas tradicionais bandeiras.

O Adido de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália, Coronel Aviador Reginaldo Pontirolli, e a Prefeita de Rodano, Roberta Maietti, colocaram uma coroa de flores ao pé do monumento erguido em homenagem ao herói brasileiro. Em seu discurso, a Prefeita disse que a morte do Tenente Aurélio é muito significativa para a população de Rodano. "Simboliza o altruísmo do povo brasileiro, representado pelo jovem piloto militar que atravessou o Oceano Atlântico e veio lutar pela libertação de um povo que não era o seu, e doou sua vida em prol de pessoas que ele nem conhecia", disse.

O Coronel Aviador Francisco José Azevedo de Morais, aluno do Curso de Altos Estudos de Defesa na Itália, prestigiou a cerimônia juntamente com sua família. "O sacrifício do Tenente Aurélio é um legado de coragem e honra", declarou.

O Suboficial da Reserva Wagner Célio Maia programou as férias de sua família para poder prestigiar o evento em Rodano. "Participar dessa cerimônia é como voltar no tempo e reviver a saga daqueles heróis que honraram o nome do Brasil e da Força Aérea Brasileira aqui na Itália, além de prestar uma justa homenagem ao Tenente Aurélio e a todos que lutaram pelo nosso país", ressaltou.

A Adidância retribuiu as homenagens prestadas à coragem e ao sacrifício do piloto com uma placa de agradecimento.

Fotos: Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil na Itália