HOMENAGEM

Ministro das Relações Exteriores recebe Ordem do Mérito Aeronáutico no grau Grã-Cruz

Condecoração ocorreu em cerimônia no Comando da Aeronáutica, nesta quinta-feira (17)
Publicada em: 17/10/2019 21:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo, foi condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), no grau Grã-Cruz, em evento realizado nesta quinta-feira (17), em Brasília (DF). A imposição da medalha foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A mais alta honraria da Força Aérea Brasileira (FAB) é concedida a personalidades civis e militares por serviços ou ações que mereçam o reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; do Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Ar do Marcelo Kanitz Damasceno; do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; entre outras autoridades.

Ao agradecer o reconhecimento, o Ministro Ernesto Araújo falou sobre a importância de receber a honraria da Força Aérea Brasileira. "Queria destacar também o carinho enorme que tenho por esta Instituição. Admiro muito essa conexão que a FAB tem com o Pai da Aviação, um gênio da criação, da inovação e da projeção do Brasil pelo mundo”, afirmou, referindo-se a Alberto Santos-Dumont.  

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Bermudez disse que a Força Aérea e o Ministério das Relações Exteriores guardam, entre si, muitos e fortes laços de amizade. “Em todos os continentes, nossos adidos militares juntam esforços com nossos Embaixadores, em diversas frentes de trabalho, visando bem representar e enaltecer o nome do Brasil nas relações bilaterais", destacou.

O Comandante da Aeronáutica também exaltou a posição do Ministro como Presidente Honorário do Conselho da Ordem do Mérito Aeronáutico. "Atestamos e tornamos público o nosso reconhecimento ao representante máximo do Ministério das Relações Exteriores", completou. 

OMA

Criada em 1943, a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida a militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país ou que tenham se distinguido no exercício da profissão; a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado merecedores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado nas áreas que atuam a serviço do país; e a corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes.

Confira como foi a homenagem.

Fotos: Sargento Bianca Viol e Sargento Bruno Batista / CECOMSAER

Vídeo: Soldado Victor Chagas / CECOMSAER