ANIVERSÁRIO

Evento celebra os 7 anos de criação do Centro de Controle Interno da Aeronáutica

Cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, e homenageou militares do efetivo
Publicado: 03/10/2019 20:47
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Uma cerimônia militar realizada em Brasília (DF), nesta quinta-feira (03), celebrou o sétimo aniversário de criação do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR). A solenidade, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, foi marcada por homenagens ao efetivo da Organização Militar.

Participaram, ainda, do evento o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Tenente-Brigadeiro do Ar José Carlos Pereira; Oficiais-Generais das três Forças e autoridades civis. 

Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, o Chefe do CENCIAR, Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, falou sobre a importância do trabalho do CENCIAR para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Este Centro tem realizado um profícuo, desafiador e contínuo trabalho na missão de planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de Controle Interno, empregando técnicas de fiscalização e de auditoria, visando à aplicação eficiente, eficaz, efetiva e legal dos recursos públicos confiados ao Comando da Aeronáutica", discursou.

Integrantes do efetivo da Organização, que se destacaram ao longo do ano, foram homenageados. O Sargento Especialista em Serviços Administrativos Emerson da Silva Souza recebeu o certificado de Graduado Padrão; o Cabo Tahylan Lima dos Santos foi agraciado como Praça Padrão e Márcia Valéria Cabral dos Reis, como Servidora Civil Padrão.

Auditores do CENCIAR também foram reconhecidos em função da sua postura, comprometimento e adoção de boas práticas no desenvolvimento das atividades. São eles: o Auditor da Área de Controle de Bens Patrimoniais, Tenente-Coronel Intendente Eduardo de Oliveira Silva; a Auditora da Área de Licitações e Contratos, Capitão Intendente Viviane de Almeida de Faria; o Auditor da Área de Direção, Controles Internos e Gestão de Riscos Corporativos, Coronel Intendente Ivan Paulo de Sá; e o Auditor da Área de Finanças e Pessoal, Tenente Economista Cesar Roberto Delfino Campos.

A Medalha Militar, que enaltece os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo, foi concedida aos seguintes militares: Major Intendente Juliana Ferreira Mendonça e Major Intendente Viviane Nascimento Fernandes Ungaretti, que receberam Medalha de Prata por terem completado 20 anos de serviço; e Capitão Especialista Carlos Dias dos Santos, condecorado com Medalha de Ouro por ter completado 30 anos de serviço.

CENCIAR

Instituído em 2012, o CENCIAR foi criado para garantir a responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos no âmbito da Força Aérea Brasileira. Compete à Unidade planejar, dirigir, coordenar e executar as atividades de Auditoria Interna Governamental no Comando da Aeronáutica, empregando técnicas de auditoria e de fiscalização, com vistas à aplicação legal e eficaz dos recursos alocados.

Fotos: Soldado Freitas Santos / GAP-BR