SAÚDE

HCA tem Programa de Atenção Farmacêutica

Farmacêutico interage diretamente com o paciente com o objetivo de reduzir os problemas relacionados aos medicamentos
Publicada em: 14/12/2018 10:00
Imprimir
Fonte: HCA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Capitão Landenberger

Você sabia que o modo como administramos os medicamentos é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e melhora da qualidade de vida?

O Hospital Central da Aeronáutica (HCA) tem um Programa de Atenção Farmacêutica (PAF) no qual o oficial farmacêutico interage diretamente com o paciente com o objetivo de reduzir os problemas relacionados aos medicamentos, aumentar a adesão ao tratamento, prevenir problemas de saúde e esclarecer dúvidas sobre medicamentos.

O programa de cuidados farmacêuticos no HCA teve início no ano de 2014 para pacientes atendidos no PASIN e atualmente é disponibilizado para pacientes de todas as clínicas do hospital. Destaca-se a parceria realizada com a Cardiologia a partir de 2017, com a participação do farmacêutico na equipe multidisciplinar do Centro de Prevenção e Reabilitação Cardíaca, oferecendo cuidados farmacêuticos por meio do acompanhamento individualizado e reuniões em grupo.

Durante os cinco anos de funcionamento do PAF, 549 pacientes participaram do programa e atualmente 130 pacientes estão sendo acompanhados pela equipe de farmacêuticos clínicos com o objetivo de melhorar a adesão e o conhecimento do paciente em relação ao seu tratamento medicamentoso.

Saiba mais - O PAF é destinado aos pacientes com doenças cardiovasculares, diabéticos, e/ou pacientes em uso de cinco ou mais medicamentos. A participação é voluntária, pois os resultados dependem diretamente da cooperação do paciente. Na primeira consulta, o farmacêutico irá conhecer o paciente e suas necessidades ou expectativas em relação à consulta. O paciente irá esclarecer suas dúvidas quanto ao uso de medicamentos e, posteriormente, retorna para acompanhamento e reavaliação.

A freqüência das consultas com o farmacêutico depende da necessidade e disponibilidade do paciente e da equipe, podendo ser mensal ou trimestral.

Como algumas pessoas tomam medicamentos prescritos por vários médicos, o farmacêutico organiza um mapa individualizado, com os horários para cada medicamento e como eles devem ser usados, sempre de acordo com o que foi prescrito pelo médico. Sempre que necessário o farmacêutico entra em contato com o médico assistente ou outro profissional de saúde para otimizar o tratamento e aumentar a qualidade de vida do paciente.

Quem pode encaminhar o paciente para o Programa de Atenção Farmacêutica? O paciente pode ser encaminhado por todos os profissionais de saúde do HCA quando for verificada a necessidade de acompanhamento desse paciente pelo farmacêutico. O paciente que se interessar pelo programa também pode agendar diretamente a consulta por meio do PASIN.