RECONHECIMENTO

Militares da FAB são agraciados com Medalha Mérito EMCFA

A cerimônia foi realizada no dia do aniversário de 8 anos de ativação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA)
Publicada em: 23/11/2018 18:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O aniversário de oito anos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), comemorado nesta sexta-feira (23/11), foi celebrado com cerimônia de entrega da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, realizada no Grupamento dos Fuzileiros Navais, em Brasília (DF).

A solenidade, que reuniu membros do Alto-Comando da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acompanhada pelo ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e presidida pelo Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, que ressaltou a importância do evento nesta data.

“Neste dia, temos a oportunidade de relembrar o passado, falar do presente e pensar no futuro. O Estado-Maior das Forças Armadas é fruto do processo de reestruturação pelo qual passou o Ministério da Defesa em 2010 e, desde então, atua na busca por servir com efetividade à nação brasileira com um bom acervo de serviços prestados em operações conjuntas para a defesa da Pátria”, lembrou o Chefe do EMCFA ao citar a participação das três forças em várias missões, como no esquema de segurança da Copa do Mundo e das Olimpíadas, na Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro (RJ), na Operação Acolhida em Roraima (RR) - que já resultou na interiorização de mais de três mil venezuelanos -, e na Operação de Garantia da Votação e Apuração durante as eleições de 2018.

Durante a cerimônia, militares e civis que prestaram relevantes serviços ao EMCFA foram condecorados. Dentre os 50 agraciados, 16 são da FAB. Receberam a comenda: o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Nelson de Souza Taveira; o Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Gerson Nogueira Machado de Oliveira; o Comandante interino de Operações Aeroespaciais, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Cesar Mangrich; o Consultor Jurídico da Aeronáutica, Romilson de Almeida Volotão; além de oficiais superiores e um suboficial.

Após a imposição da medalha, ao parabenizar os agraciados, o Ministro da Defesa elogiou o trabalho desenvolvido pelo EMCFA e reforçou o seu papel para a interoperabilidade e a complementaridade das ações de defesa. Ele também falou sobre os avanços obtidos na coordenação do emprego conjunto do efetivo.

“Tudo tem mudado de forma muito rápida e nós tivemos que mudar também, mas preservando nossos valores. A nossa responsabilidade é manter as Forças Armadas adestradas para o pronto-emprego como já vem ocorrendo. Nenhum desses fatos seria possível sem o comprometimento de todas as Forças Armadas no emprego de tropas e meios”, afirmou. 

Medalha Mérito EMCFA

Criada em novembro de 2015, a Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas é destinada a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado relevantes serviços ao EMCFA. O decreto que instituiu a entrega da medalha foi regulado pela Portaria Normativa nº 43 GM-MD de 09 de agosto de 2018.

Assista ao vídeo do aniversário de oito anos do EMCFA.

Fotos: Soldado Wilhan Campos