HOMENAGEM

Comandante da FAB entrega Ordem do Mérito Aeronáutico a Diretor-Geral da ABIN

A condecoração ocorreu durante cerimônia no Gabinete do Comandante da Aeronáutica
Publicada em: 22/11/2018 17:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Carlos Balbino
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

O Comando da Aeronáutica realizou, nesta quinta-feira (22/11), uma cerimônia para a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ao Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Janér Tesch Hosken Alvarenga. A solenidade, realizada no Gabinete do Comandante da Aeronáutica, contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de integrantes do Alto-Comando, oficiais-generais da FAB, pelo Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Divisão Valério Stumpf Trindade e pelo Chefe de Gabinete do Diretor da ABIN, Paulo Roberto Moreira.

Janér Tesch foi agraciado com a OMA no Grau Comendador. Além da condecoração, o oficial de inteligência recebeu das mãos do Comandante da FAB um diploma.

“Entendemos que essa homenagem é de extrema relevância pelo serviço que você tem prestado ao país. O trabalho de inteligência realizado na ABIN nos últimos anos tem sido de fundamental importância e nós temos que valorizar cada vez mais isso”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato ao saudar o agraciado.

Ao agradecer o reconhecimento, o Diretor-Geral da ABIN ressaltou que a condecoração reflete o trabalho da equipe da Agência Brasileira de Inteligência no desempenho de serviços e de inúmeras tarefas que foram possíveis devido à parceria que existe entre a ABIN e a Força Aérea.

“Há dois anos tento estar presente na cerimônia do Dia do Aviador e não consigo por incompatibilidade de agenda. Mas quero que saibam que receber essa homenagem agora é uma honra para mim, é um grande incentivo. Espero que possa continuar contando com o apoio do Comando da Aeronáutica e contribuindo na vida pública. Dedico ao grupo de servidores que comido dividem essa tarefa”, disse Janér Tesch. 

Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA)

Criada em 1943, a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) é uma distinção concedida a militares da Aeronáutica brasileira que tenham prestado notáveis serviços ao país ou que tenham se distinguido no exercício da profissão; a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado merecedores de homenagem da Nação brasileira e, particularmente, da Aeronáutica; a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado nas áreas que atuam a serviço do país; e a corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que mereçam o reconhecimento da Nação brasileira e, de modo particular, da Aeronáutica.

A entrega da condecoração é comumente feita no dia 23 de outubro durante solenidade em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a data foi comemorada com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 232 personalidades durante cerimônia realizada na Ala 1, em Brasília (DF). O evento foi presidido pelo Presidente da República, Michel Temer, e contou com a presença de diversas autoridades.

Fotos: Sargento Bruno Batista/CECOMSAER.