ORDEM DO DIA

Dia do Servidor Público

Leia a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Servidor Público
Publicado: 28/10/2018 01:01
Imprimir
Fonte: COMGEP
Edição: Agência Força Aérea

A comemoração anual do Dia do Servidor Público remete-nos à data em que foi sancionado o primeiro Estatuto dos Funcionários Públicos da União – o Decreto-Lei nº 1.713, no dia 28 de outubro de 1939. Assim, é nesse Júbilo que rendemos a nossa homenagem a todos os servidores do Comando da Aeronáutica.

Nesse ímpeto, agradeço o empenho de todos os servidores no cumprimento das funções desempenhadas, enaltecendo o importante trabalho em diversas áreas da Força Aérea Brasileira.

Os primeiros registros de ingresso de servidores civis são de 1970, como colaboradores no então Ministério da Guerra. A necessidade da atuação desses profissionais em Instituições Militares se fez cada vez mais presente, de modo que profissionais abnegados e pautados na expertise e altruísmo, utilizassem seus conhecimentos técnicos para a garantia da continuidade do trabalho especializado nas diversas Organizações Militares.

Hoje, são 4.295 servidores atuando em atividades técnico-administrativas e de suporte nos segmentos administrativos, jurídicos, financeiras e de controle, além dos segmentos de assistência à saúde ligados ao Sistema de Saúde da Aeronáutica. Estes profissionais atuam como elos na formação acadêmica de nossas Instituições de Ensino e na concepção, projeto e certificação de novas tecnologias na área de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Todas estas características, intrínsecas a esses servidores, culminam em atividades de cunho operacional e estratégico, auxiliando de forma impar a consecução do projeto de reestruturação da Força Aérea Brasileira.

São servidores que, em todo o território nacional, desenvolvem um trabalho muitas vezes anônimo, porém, suas ações estão sempre em alinhamento com a "Concepção Estratégica Força Aérea 100 (anos)", e em sintonia com as metas definidas pelo Comandante da Aeronáutica, culminando, assim, para o cumprimento da missão constitucional da Força Aérea: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria.

Por isso, pautado na célebre frase de Henry Ford, “manter-se juntos no trabalho é um progresso, mas ao trabalharmos juntos, sempre, alcançaremos o sucesso”, o COMGEP, em nome de todos os integrantes da Força Aérea, felicita, neste dia, todos os nossos servidores, com respeito e gratidão, desejando que se tornem realidade suas aspirações pessoais e profissionais, não se permitindo desmotivar nunca, pois a Aeronáutica e o Brasil agradecem a sua valiosa e insubstituível participação na construção de uma Força Aérea cada vez melhor.

PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES CIVIS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA!


Tenente-Brigadeiro do Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Comandante-Geral do Pessoal