HOMENAGEM

Unidades celebram o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Confira como foi a solenidade na Ala 11, BASP, Ala 8, CINDACTA III, EEAR, Ala 10, PAMA-LS, Ala 5, BAFL, EPCAR, BAFL, Ala 2, Ala 7 e no Uruguai
Publicada em: 24/10/2018 19:30
Imprimir
Fonte: Organizações Militares
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Landenberger

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa terça-feira (23), cerimônias em comemoração ao Dia do Aviador e da FAB em Organizações Militares de todo o país. A data é uma homenagem ao dia em que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo com um aparelho mais pesado do que o ar, o 14-Bis.

Durante as solenidades foram realizadas entregas de Medalha Militar e Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), uma comenda concedida a civis e militares que prestaram notáveis serviços ao país ou se distinguiram no exercício de sua profissão.

Confira como foram as cerimônias nas seguintes localidades: Ala 11, BASP, Ala 8, CINDACTA III, EEAR, Ala 10, PAMA-LS, Ala 5, BAFL, EPCAR, BAFL, Ala 2, Ala 7 e no Uruguai.

Ala 11

Na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), foram homenageados com a OMA 103 agraciados, entre militares e civis. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Entre os agraciados o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, General De Divisão Richard Fernandez Nunes; o Presidente da Empresa Argentina de Navegação Aérea, Agustín Rodriguez Grellet; o Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento, Dyogo Henrique de Oliveira; o Presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Sérgio Kakinoff; e o Desembargador Federal Carlos Eduardo Maul Moreira Alves.

Além do momento de imposição das medalhas e do canto do Hino dos Aviadores, outro ponto de destaque na solenidade foi o desfile da tropa com aproximadamente 600 militares das Guarnições do Galeão, Rio de Janeiro, Afonsos e Santa Cruz, que vibraram ao som da canção “Carnaval em Veneza”.

Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia estavam o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster; o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; oficiais-generais da ativa e da reserva da Marinha, do Exército e da FAB.

BASP

A cerimônia na Base Aérea de São Paulo (BASP) foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury. “Hoje é um dia muito especial para a Força Aérea. Nessa celebração a Santos-Dumont, destacamos os 50 anos do Bandeirante e homenageamos alguns cidadãos e militares de São Paulo com a OMA", destacou.

Ao total, 31 civis e militares receberam a comenda. “É uma alegria muito grande estar aqui e receber o reconhecimento da Força Aérea por tantas operações juntos. Que a FAB continue crescendo cada vez mais, tornando o Brasil soberano desde o espaço até a terra”, externou o General de Brigada Carlos Henrique Teche.

O Contra-Almirante André Luís Ferreira Marques também foi agraciado e demonstrou sua gratidão. “É com muita honra que recebo a OMA. Essa homenagem só amplia minha crença e dedicação ao Brasil. A coragem e a determinação de Santos-Dumont ultrapassam os séculos através dos dedicados militares da Força Aérea. Como filho e sobrinho de aviadores, deixo meu eterno agradecimento por todo o exemplo que vi e vejo nesses profissionais, que transpõem todos os obstáculos com segurança e discernimento para que possamos ter sempre dias melhores”, afirmou.

O Subdiretor de Planejamento da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico, Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, também foi agraciado com a medalha. "É uma grande honra receber essa medalha, que representa o fruto do trabalho e dedicação de 36 anos de Força Aérea. Quero compartilhar essa alegria com meus amigos que exercem essa função comigo, voando, fazendo voar e realizando o melhor para defender a nossa pátria. Parabéns a todos os homens e mulheres que fazem a Força Aérea ser o que é”, ressaltou.

Ala 8

Na Guarnição de Aeronáutica de Manaus, mais de 450 militares participaram da cerimônia militar no pátio operacional da Ala 8, que reuniu autoridades civis e militares.

Na ocasião, a OMA foi entregue a militares da FAB e do Exército Brasileiro, bem como a uma civil. A imposição da comenda foi realizada pelo Chefe do Estado-Maior do Comando de Preparo, Major-Brigadeiro do Ar Mário Luís da Silva Jordão.

Com quase quatro décadas de serviços prestados à Força Aérea e agraciado com a OMA no Grau Cavaleiro, o Coronel Especialista em Aviões Eduardo Vieira de Carvalho falou sobre a homenagem. "No alto dos meus 38 anos de serviço, eu encaro essa condecoração como o coroamento da minha carreira", contou.

CINDACTA III

A solenidade no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Trafego Aéreo (CINDACTA III), localizado no Recife (PE), foi presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e contou com a presença do Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito, entre outras autoridades militares e civis.

"É uma honra, uma satisfação muito grande ter nosso trabalho reconhecido e agradeço muito pelo que a Força Aérea fez por mim nesses 33 anos de serviço, o sentimento é o de estar no final de carreira com a sensação do dever cumprido", destacou o Diretor da Odontocínica de Aeronáutica de Recife, Coronel Dentista Roberto Wadhy de Oliveira ao receber a OMA.

Entre os civis agraciados com a comenda estava o provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa. “Sinto-me honrado em receber esta comenda de tão alto prestígio. Parabenizo a Força Aérea Brasileira pela passagem do Dia do Aviador e pelo importante trabalho que desempenha para a segurança nacional”, enfatizou.

EEAR

A cerimônia militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), foi presidida pelo Comandante da unidade, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, e prestigiada por autoridades civis e militares. Pela primeira vez, ocorreu a entrega da OMA na própria Unidade, feita anteriormente no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

“A OMA é a mais alta distinção honorífica do Comando da Aeronáutica e poder, diante da tropa da nossa Guarnição, reconhecer os méritos de integrantes do nosso efetivo que tenham prestado assinalados serviços à FAB é, sem dúvida, um fator de valorização e confere à Escola de Especialistas de Aeronáutica uma posição de destaque, compatível com sua nobre missão, que é a de formar todos os homens e mulheres que são o suporte especializado da missão maior da Força Aérea do nosso Brasil”, reforçou o Brigadeiro Codinhoto.

Entre oficiais e graduados, cinco militares foram agraciados com a honraria. “Sinto-me lisonjeado e bastante orgulhoso por ter sido alvo de tamanha homenagem. Para mim, minha esposa, meus filhos e demais familiares, também responsáveis por este significativo louvor, simboliza um especial prêmio por ter optado em servir à Força Aérea Brasileira”, comentou o Coronel Intendente Darly Vieira, agraciado com o Grau Oficial da OMA.

Ala 10

Em Natal (RN), a solenidade militar foi realizada na Ala 10. Na ocasião, quatro personalidades receberam a OMA. Entre os agraciados está o engenheiro do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Clécio de Oliveira Godeiro. "Trabalhamos mais de 30 anos sem pensar em medalha, com o único objetivo de deixar um bom trabalho para servir de referência às gerações futuras. Receber essa comenda é motivo de muita honra", afirmou.

Para o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, este dia é um momento de reflexão, especialmente diante dos desafios e das mudanças que se impõem à FAB nesse momento de Reestruturação. "É um momento sempre importante para refletirmos sobre nosso passado e projetarmos nosso futuro em prol da sociedade brasileira, que é o motivo da nossa existência", destacou.

Além da solenidade militar, também fez parte das comemorações o Concerto da Banda de Música da Ala 10, realizado no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, para mais de 500 pessoas. O 79º Encontro Nacional dos Corregedores de Justiça, realizado de 18 a 20, na capital potiguar, homenageou a Força Aérea com programação especial e entrega da Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen, recebida pelo Comandante da Ala 10.

PAMA-LS

A cerimônia da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi realizada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), com a entrega da OMA a sete militares.

“Fico muito feliz com a Força Aérea Brasileira por esse reconhecimento após 32 anos de serviços prestados. Fui muito feliz na Força e só tenho agradecimentos a fazer, principalmente agora ao receber essa honraria no final da minha carreira”, afirmou o Coronel Aviador Adelson Nogueira da Mota, que recebeu a OMA no Grau Cavaleiro.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, e contou com a presença do Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, além de outras autoridades civis e militares.

Ala 5

Na Ala 5, o dia festivo começou com celebrações religiosas. Em seguida, foi realizada uma solenidade militar, no Pátio de Aeronaves, da qual participaram militares da Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, bem como, autoridades militares e civis da cidade.

Durante a formatura, foram homenageados com o título de Membro Honorário da FAB o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa; o Reitor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine; o Promotor de Justiça José Arturo Iunes Bobadilla Garcia; o Superintendente da Infraero Campo Grande, Richard Aldrin Fernandes Custódio; o Pró-Reitor de Extensão da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira; como também foram entregues medalhas por tempo de serviço a militares da Guarnição.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa em continência ao Comandante da Ala 5, Brigadeiro do Ar Augusto Cesar Abreu dos Santos.

BAFL

Na BAFL, a solenidade foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, e contou com a presença de autoridades civis e militares do estado de Santa Catarina, além de alunos da escola de educação básica Tenente Almachio, sediada no interior da Organização Militar, e de crianças que integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Durante o evento foi realizada a entrega do Título Honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira para o Coronel Paulo Henrique Hemm, oficial da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina.

Na ocasião, foi realizada a entrega das medalhas militares de Ouro, Prata e Bronze, para recompensar os bons serviços de 21 militares da OM. Eles completaram 30, 20 ou 10 anos de serviço respectivamente.

EPCAR

A solenidade, realizada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), contou com a participação de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e foi presidida pelo Comandante da unidade, Coronel Aviador Mauro Bellintani. Na oportunidade, 16 militares foram agraciados com a medalha militar nos graus Ouro, Prata e Bronze, alusivas aos bons serviços prestados durante 30, 20 e 10 anos de serviço respectivamente.

Durante a solenidade foi feita a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica. “Neste dia celebramos a perseverança na busca dos nossos sonhos, conforme as palavras da Ordem do Dia. E, transcrevendo esta mensagem para a realidade dos nossos alunos aqui na EPCAR, percebemos que se encaixa perfeitamente, pois perseverança e profissionalismo são valores que eles devem desenvolver desde o início da carreira na busca de seus ideais”, afirmou o Coronel Bellintani.

O Sargento Mozart Galego Mrad foi agraciado com a medalha militar de ouro. “É mais uma vitória conquistada. Minha vida é feita de coisas boas. Agradeço a Deus e à minha família. Levo, de muito importante da FAB, a amizade que construí durante estes 30 anos e tudo o que ela me proporcionou”, afirmou.

BAFZ

Na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) foi realizada a entrega das Medalhas Militares a cinco militares. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares e foi presidida pelo Comandante da BAFZ, Coronel Aviador Alex Pereira de Souza.

A solenidade fez parte da programação da Semana da Asa, que visa preservar e expandir a memória Aeronáutica Nacional, assim como ressaltar a importância dos feitos de Santos-Dumont.

Ala 2

Na Ala 2, em Anápolis (GO), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Estiveram presentes autoridades civis de Anápolis e região, além das Forças Auxiliares e, como maior autoridade presente, o Comandante de Operações Especiais, General de Brigada Mário Fernandes. Durante a cerimônia, foram entregues 16 Medalhas Militares.

Ala 7

Na Ala 7, em Boa Vista (RR), a cerimônia foi presidida pelo Tenente-Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes e contou com a presença de autoridades civis e militares da região. Durante a solenidade foi entregue o título honorífico de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a quatro personalidades civis do estado.

Um dos agraciados foi o Superintendente da Infraero em Roraima, George Torres dos Santos. “Sempre trabalhei com a aviação, entretanto, esse ano foi especial na minha carreira, pois pude trabalhar diretamente com os militares da FAB no processo de interiorização dos venezuelanos em Roraima. Pude ser testemunha da dedicação e do comprometimento desses homens e mulheres na prestação do serviço à sociedade”, contou, ao se referir ao apoio que a INFRAERO prestou nos últimos meses durante a Operação Acolhida.

A cerimônia marcou, ainda, a entrega da Medalha Militar a oito militares da Ala 7, entre eles, o Capitão Especialista em Armamento Wagner Menqui Vilhalba, que tem mais de 20 anos na FAB. “Essa medalha tem um significado muito grande, pois serve como forma de afirmar muitos anos de dedicação. Ao olharem, as pessoas irão reconhecer todo o esforço empregado e devoção para com a nação brasileira”, afirmou.

Uruguai

Uma cerimônia realizada na sede do Clube Força Aérea em Montevidéu marcou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) no Uruguai. O evento contou com a presença do Embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil da Rocha Vianna; do Comandante do Exército Nacional, General de Exército Guido Manini Rios; do Comandante da Força Aérea Uruguaia, General de Ar Alberto Miguel Zanelli Lacoste; do Comandante da Armada Nacional, Almirante Carlos Eduardo Abilleira Arias, entre outras autoridades militares e civis.

O Embaixador do Brasil e o Adido Aeronáutico, Coronel Aviador Ricardo Feijó Pinheiro, condecoraram os agraciados com as distinções de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, Medalha Bartolomeu de Gusmão, Medalha Santos-Dumont e Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

O Embaixador do Brasil encerrou a cerimônia com um discurso que enalteceu Santos-Dumont, destacando o orgulho do brasileiro pela sua Força Aérea e o trabalho da FAB na Defesa, no desenvolvimento e na integração do Brasil.