HISTÓRIA

A aeronave T-27 Tucano é tema de documentário nos seus 35 anos

Desenvolvida por meio de parceria entre a FAB e a Embraer, até hoje os T-27 são empregados pela FAB para instruções em voo
Publicado: 27/09/2018 00:01
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Fonte: Agência Força Aérea,por Tenente João Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A aeronave T-27 Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), completa, no próximo sábado (29), 35 anos de serviço e ganha o documentário "Tucano - 35", uma realização da Hunter Press e com produção da Street Films. O lançamento será realizado nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

O documentário tem 1h45 e conta a história da aeronave por meio de imagens do avião, contextualização do período histórico em que foi criado e depoimentos de pessoas que têm relação com ele, como o criador e primeiro presidente da Embraer Ozires Silva; o engenheiro-chefe dos projetistas, Ary Leber; ex-pilotos da esquadrilha da fumaça, até cadetes que voam atualmente a aeronave durante as instruções na AFA.

"É um documentário que celebra os 35 anos de operação do Tucano na FAB e destaca o orgulho nacional de tê-lo, a parceria da FAB com a Embraer no desenvolvimento da aeronave e a projeção do nome do Brasil para o mundo", destaca o roteirista João Paulo Moralez.

O documentário estará disponível para o público a partir das 9 h da manhã do dia 29 de setembro no site www.tucano35.com.

História

O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente. As características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras e Irã. No Reino Unido, foi escolhida para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciada e produzida localmente.

O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um à frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis. Possui grande autonomia de voo (quatro horas e meia somente com o tanque interno), robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.

Desenvolvida por meio da parceria entre a FAB e a Embraer, até hoje, os T-27 são empregados pela FAB para instruções em voo aos novos pilotos. As aeronaves também foram utilizadas para demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

Confira a matéria da Revista Aerovisão referente à obra, lançada nos Estados Unidos, sobre os 35 anos da aerovave EMB-312 Tucano.

Fotos: Sargento Johnson / Luciano Porto / Sargento Batista