SAÚDE

HFAB implanta novo sistema de agendamento de consultas

Aplicativo de Gestão Hospitalar visa gerenciar todas as Organizações de Saúde da Aeronáutica
Publicado: 28/09/2018 16:35
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Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cristiane dos Santos
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A partir de 1º de outubro, os usuários do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) poderão utilizar, de forma plena, o Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGHUse), um novo sistema de agendamento de consultas. O objetivo é adequar e instituir um sistema de gestão capaz de gerenciar, de maneira mais efetiva e integradora, todas as Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA).

Segundo o Diretor do HFAB, Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves, o hospital vem se preparando há meses para implantação do novo sistema de gestão hospitalar com o objetivo de melhoria do atendimento ao usuário. A novidade permitirá a integração dos diversos módulos hospitalares e levará mais conforto ao atendimento.

Segundo o Brigadeiro Cloer, o sistema possui diversas inovações, como mais agilidade no atendimento, marcação de consultas pela internet, prontuário eletrônico único na FAB, registro eletrônico do atendimento médico, diminuição das filas de espera para marcação de consulta, melhoria da sinalização dos consultórios os quais serão divididos por alas e cores. “O AGHUse visa melhor atender seus usuários com mais agilidade, transparência e qualidade. Esta inovação traz mais segurança aos pacientes. A implantação do sistema vai na direção da sustentabilidade e interoperabilidade”, explica.

Com o prontuário eletrônico, um número único é gerado para todas as OSA, o qual permitirá o atendimento integrado, além do registro do histórico do paciente que ficará armazenado e disponível para todas as localidades que já possuam o novo sistema. Além do HFAB, o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) e o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) já estão integrados no AGHUse.

Agora o militar da ativa poderá marcar suas consultas e de seus dependentes via internet e intraer usando a sua senha do Portal do Militar. Para seus dependentes marcarem consultas pela internet, será necessário o cadastramento dos emails no Portal do Militar/Dados Pessoais/Cadastro/Dependentes. Já os usuários inativos e pensionistas deverão comparecer ao Serviço Médico e Estatística (SAME) para realizar recadastramento de email, possibilitando assim o acesso ao sistema AGHUse.

Para que o projeto fosse viabilizado, o HFAB contou com o apoio e o desenvolvimento da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e do Centro de Computação de Aeronáutica do Rio de Janeiro (CCA-RJ).