TREINAMENTO

Equipamento de visão noturna é utilizado por militares do Esquadrão Puma, no RJ

Dispositivo aumenta em até 10 mil vezes a luminosidade e auxilia em missões de busca e salvamento
Publicado: 08/08/2018 16:00
Imprimir
Fonte: Ala 12, por Sargento Camila Macedo
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Alle

Uso do NVG aumenta capacidade em operações noturnas Militares do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), sediado na Ala 12, no Rio de Janeiro (RJ), realizaram, na quinta-feira (02/07), o primeiro voo após a implantação do Night Vision Goggles (NVG), um dispositivo de visão noturna que permite a produção de imagens em níveis de luz que se aproximam da escuridão total.

A instrução foi coordenada pelo Chefe da Divisão Administrativa da Ala 12, Major Aviador Haroldo Corrêa Ferret, e reuniu 12 militares do efetivo do 3º/8º GAV. Durante o período de 19 a 26/07, os militares receberam formação teórica ministrada por representantes do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) e, em seguida, tiveram a oportunidade de realizar o voo utilizando o equipamento.

Militares do Esquadrão passaram por aulas teóricas e práticasO objetivo da instrução foi transmitir o conhecimento e experiências para que o 3º/8º GAV utilize o NVG e se especialize nessa área. Segundo o Tenente Aviador André Affonso Vidal, instrutor de voo do Esquadrão Puma, o uso do NVG é de vital importância. "No contexto atual de operações especiais no âmbito mundial, praticamente não se planeja missões reais sem a utilização desse equipamento, em virtude do elevado risco das operações noturnas”, destacou.

O uso do NVG elevará a capacidade do Esquadrão de realizar missões em ambientes com pouca visibilidade, podendo aumentar em até 10 mil vezes a luminosidade e possibilitando também um melhor desempenho nas missões de busca e salvamento.

Fotos: Sargento Neubar