FUMAÇA

Manobras da Esquadrilha encantam o público em Florianópolis (SC)

A Fumaça também se apresentou em Pelotas, no Rio Grande do Sul
Publicado: 23/04/2018 17:00
Imprimir
Fonte: BAFL, por Sargento Rosana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Cerca de 30 mil pessoas assistiram às manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realizadas, nesse sábado (21), sobre a Beira-Mar Continental de Florianópolis (SC). A demonstração ocorreu em homenagem ao Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes.

“É um prazer para a Força Aérea Brasileira e, em especial, para a Base Aérea de Florianópolis poder cooperar com esse evento. A FAB é uma organização federal que tem como princípio básico defender a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional", relatou o Comandante da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), Tenente-Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves.

No céu, a Esquadrilha da Fumaça realizou mais de 40 manobras, atraindo os olhares do público durante o show de cerca de 45 minutos. “Só tinha visto a apresentação através de vídeos na internet; hoje é a primeira vez que assisto aos aviões de pertinho. Estou muito emocionada, pois admiro muito a Força Aérea Brasileira”, disse a moradora de Florianópolis, Mara Dresch. 

A exibição da Esquadrilha da Fumaça fez parte das atrações do Floripa em Movimento, um projeto organizado pela prefeitura que proporciona à população um dia cheio de atividades, como shows, recreação infantil, competições esportivas e praça de alimentação com foodtrucks. O evento também teve como atrações especiais as apresentações da Banda de Música e do Pelotão de Cães de Guerra da BAFL.

“Obrigado à nossa BAFL a oportunidade que teve de trazer mais uma vez a Esquadrilha da Fumaça para alegrar a nossa cidade”, agradeceu o prefeito da cidade, Gean Loureiro.

Pelotas

Na quarta-feira (18), a Fumaça realizou demonstrações na cidade de Pelotas (RS), na praia do Laranjal, para um público de cerca de seis mil pessoas. No evento, foi celebrado o Dia do Exército (19 de abril) e o centenário do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado na cidade. “Quero agradecer a FAB por ter nos dado essa oportunidade de comemorar uma data tão importante com a presença da Fumaça em Pelotas. Nós estamos fazendo uma programação grande para comemorar a Semana do Exército, e a presença da Fumaça aqui demonstra o alto nível do evento e a qualidade da apresentação”, ressaltou o Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Carlos Alberto Dahmer.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, comentou a satisfação de ter a apresentação da Fumaça na cidade. “É uma alegria ver a praia de Laranjal lotada de pessoas que vieram, especialmente, prestigiar as manobras, os pilotos e os aviões fabricados aqui no Brasil. Pelotas tem o maior orgulho de receber a equipe da FAB”, concluiu.

Fotos: Soldado Moretoni / Suboficial Seelig / Marcel Avila