CORUJA

DIRINFRA aciona operação para modernização de sinalização em aeródromo de Manaus

Operação já ocorreu em diversos aeródromos administrados pela Força Aérea Brasileira
Publicado: 15/03/2018 11:30
Imprimir
Fonte: DT-INFRA MN
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Maj Alle

Vala de aterramento ganhando contornoA Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) acionou, em Manaus (AM), a Operação Coruja, que tem como objetivo executar a modernização do sistema de sinalização luminosa dos aeroportos administrados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A operação, que continuará até o dia 27 de abril deste ano, iniciou-se por meio de uma Unidade de Engenharia Móvel (UME) montada no aeroporto de Ponta Pelada. Todas as luzes do sistema, atualmente incandescentes, serão substituídas por lâmpadas com tecnologia LED, que são mais econômicas e duráveis. Também será realizada a modernização da fiação.

Além disso, a operação substitui a contratação de uma empresa privada, e realiza a modernização e a compra de maquinário de manutenção por um terço do valor do custo, possibilitando ainda a manutenção de diversos aeródromos.

Troca da fiação sendo realizada"Quanto aos aspectos operacionais, o novo sistema de balizamento noturno apresenta maior confiabilidade, principalmente, devido à alta durabilidade das lâmpadas com tecnologia LED e isso impacta diretamente na diminuição das interrupções de pousos e decolagens para manutenções e no aumento da segurança de voo", ressalta o Capitão Engenheiro Luiz Veríssimo de Aquino Júnior, coordenador da operação.

Saiba mais sobre a Operação Coruja na edição do NOTAER deste mês.