OPERACIONAL

Esquadrão Arara realiza exercícios de lançamento em Campo Grande (MS) e Goiânia (GO)

Pela primeira vez, o Esquadrão realiza lançamento conjunto do paraquedas C-6 em avião militar
Publicada em: 18/08/2017 15:43
Imprimir
Fonte: 1º/9º GAV, por Tenente Joel
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Raquel Timponi

C-6 no solo, após o lançamentoO 1º/9º Grupo de Aviação (GAV), conhecido como Esquadrão Arara, realizou, no período de 07 de julho a 11 de agosto, três exercícios operacionais em conjunto com o Exército Brasileiro (EB), na Ala 5, em Campo Grande (MS) e na cidade de Goiânia (GO). No treinamento ocorreu tanto o lançamento de pessoal como o de carga, visando ao preparo das tripulações e a formação de novos tripulantes.

Em apenas duas semanas, o Esquadrão Arara realizou o lançamento de 29 toneladas de cargas, auxiliando no desenvolvimento da Doutrina de Lançamento do Método SHERPA, além de, pela primeira vez na Força Aérea Brasileira (FAB), validar o lançamento do paraquedas C-6, que é um conjunto de seis paraquedas T-10, no Método CDS (Container Delivery System) de lançamento de carga.

Lançamento de cargaO primeiro exercício foi realizado em apoio ao Curso de Formação dos Precursores do EB. Durante o curso, o Esquadrão realizou o lançamento de 201 paraquedistas em 11 surtidas, em preparo das tripulações do Esquadrão para casos de infiltração dos militares da vanguarda dos Paraquedistas.

O segundo exercício ocorreu em Goiânia, tendo o 1º/9º GAV apoiando o Plano de Provas do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Nessa fase, foram treinados os Lançamentos Múltiplos de Cargas, que propiciam suprimento e pessoal necessários para a simulação de uma Ação de Forças Especiais.

Lançamento de pessoal O terceiro e último exercício apoiou a formação dos novos DOMPSA do Exército Brasileiro. O batalhão DOMPSA, cuja sigla significa Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar, é uma unidade militar de especialistas do Exército que são aptos para realizar a dobragem de todos os tipos de paraquedas, executar a manutenção de materiais aeroterrestres e realizar o lançamento de suprimentos de aeronaves militares.

O Comandante do Esquadrão Aéreo, Tenente-Coronel Fábio Luiz Barbosa Rastelli, exaltou o nível de preparo alcançado pelas tripulações. “O aperfeiçoamento constante da doutrina de lançamento, tanto de pessoal como de carga, nos prepara para possíveis participações em operações no Brasil e no exterior, em situações de conflito ou simulações. Com o treinamento, o Esquadrão Arara elevou a capacitação operacional com novas tripulações formadas nos diversos tipos de lançamento", finalizou.

Fotos: Exército Brasileiro e Tenente Elmiro