FUMAÇA

Celebração do Aniversário de Santos-Dumont em Manaus teve demonstração da Fumaça

O público também assistiu à cerimônia militar e salto de paraquedistas
Publicada em: 20/07/2017 23:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, Tenente Emília Maria

A celebração pelos 144 anos de nascimento de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, foi especial em Manaus (AM). Uma solenidade militar realizada na Praia da Ponta Negra e aberta ao público reuniu mais de dez mil pessoas, que assistiram a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e de paraquedistas, além do desfile da tropa.

“Nesta tarde de 20 de julho, a Força Aérea Brasileira une-se à população manauara para celebrar esta data tão importante para a História do Brasil. Esta é uma oportunidade de proporcionar um momento de patriotismo e de cidadania”, disse o Comandante da Ala 8, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos.

Durante a cerimônia militar foi realizada a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont a 21 militares, dois deles do Exército Brasileiro. O Suboficial Marcos Henrique Zambon, que tem 26 anos de serviço na FAB, foi um dos agraciados. “Sou do interior de São Paulo, ingressei como soldado em 1991, depois passei para a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e me formei sargento em 1994. Como primeiro colocado da minha especialidade, escolhi vir para Manaus em uma época em que era um local muito carente de mão de obra especializada”, conta.

Depois de 22 anos na Amazônia, ele orgulha-se de servir à Pátria e pretende continuar trabalhando no local em que construiu uma carreira repleta de realizações. “Aqui eu formei amigos e participo de projetos que levam dignidade a muitas comunidades. Assim, sou feliz no âmbito militar e social e ajudo a promover a aproximação entre Força Aérea e sociedade”, completa Zambon.

Show no céu – Após o desfile da tropa, o público assistiu à apresentação de salto operacional de paraquedistas do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 e do Batalhão de Forças Especiais do Exército.

Em seguida, foi a vez da Esquadrilha da Fumaça provocar aplausos e gritos entusiasmados dos presentes. Cerca de mil estudantes de escolas manauaras assistiram às manobras das aeronaves A-29 Super Tucano e vibraram a cada acrobacia, assim como o restante do público.

“É um orgulho celebrar e cultuar a memória de Alberto Santo-Dumont, um brasileiro igual a cada um de nós, capaz de usar o seu talento em prol da humanidade, tornando-se uma referência mundial como exemplo de altruísmo, de perseverança e de criatividade”, ressaltou, ainda, o Major-Brigadeiro Waldeísio durante o evento.

Veja como foi a apresentação:

Fotos Sgt Bruno Batista 

imagens/original/34751/170720bat8387(c)bruno_batista.jpg