CADETES

AFA realiza cerimônia de entrega de espadim a 181 novos militares

Cadetes se preparam para o oficialato
Publicada em: 07/07/2017 20:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Asp Cristiane dos Santos

“Orgulho de ser cadete e pertencer à Força Aérea Brasileira”. Com este brado forte e uníssono, 181 cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), receberam no dia 7 de julho, o espadim, símbolo de início da carreira militar rumo ao oficialato.

A turma batizada como Chronos, que na mitologia grega significa Rei dos Titãs e o grande Deus do Tempo, é composta por 131 aviadores, entre eles duas mulheres e um cadete oriundo do Senegal. Já na intendência são 16 mulheres e 17 homens. No quadro de infantaria, são 17 homens, sendo um oriundo da Guatemala.

O cadete aviador Elisandro Torquato é natural de Manaus (AM) e orgulho para a família. “É um passo muito grande, um momento singular”, afirmou. Ivone Pereira Torquato, mãe do futuro aviador disse que ficou emocionada com o momento, por ser o resultado de muita luta e de estudos. “Estou realmente muito orgulhosa e feliz”, afirmou.

Joceli de Oliveira Alvim e Reis foi professora da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) por 21 anos e agora se agracia com o momento do filho, o cadete aviador Siro Augusto Reis. “Meu orgulho maior é ter meu filho aqui, dentro da Força Aérea. É um exemplo de vida. Gostaria que todos os jovens tivessem esta mesma oportunidade, esta educação”, afirmou.

Vitor Loschi é cadete aviador e após seis meses de intensos estudos na AFA, emocionou a família ao receber o símbolo do cadete da Aeronáutica. “Este momento representa a passagem do primeiro ano. Não é fácil, mas é muito gratificante chegar aqui”, ressaltou.

A cerimônia de entrega do espadim foi presidida pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que falou sobre os valores que são aflorados durante o curso de formação. “Fraternidade, solidariedade, companheirismo, disciplina e esforço vão acompanhar por toda a vida profissional destes jovens, como um alicerce para seguir em frente”.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, falou durante a cerimônia da caminhada que os cadetes seguirão sedimentada pelo ideal de servir à pátria. “Para o Comando da Aeronáutica, os cadetes são a representação do futuro, da liderança de nossa instituição, a certeza da manutenção dos valores éticos e morais que, atrelados à hierarquia e à disciplina, permanecerão como arcabouço no cumprimento da missão precípua da Força Aérea”.

Homenagem – O Ministro da Defesa Raul Jungmann recebeu do Comandante da Aeronáutica a medalha Mérito Santos Dumont. A homenagem é um reconhecimento pelos destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira. “É de grande responsabilidade receber esta medalha, pelo exemplo que Santos Dumont nos deu, por sua trajetória, por sua antecipação e ousadia, palavras que calham muito bem com esta instituição”, afirmou Raul Jungmann.

As cerimônias contaram com a presença de autoridades militares da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, além de autoridades políticas e civis.

Veja como foi a entrega do espadim para o cadetes da AFA:

Fotos: Cabo André Feitosa

imagens/original/34634/_mg_1012.jpg
imagens/original/34634/_r5a9312.jpg