ENSINO

Exercício teve apoio dos helicópteros H-36 Caracal

Durante o treinamento, foram realizadas técnicas de infiltração
Publicado: 14/06/2017 13:42h
Imprimir
Fonte: SCS, 1º/8º GAV
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

Uma das técnicas treinadas foi o rapelA Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre os dias 7 e 8 de junho, um treinamento conjunto com militares do Exército Brasileiro (EB). O exercício denominado Onça Alada contou com militares do efetivo do Comando Militar do Norte, visando ao adestramento da tropa em operações helitransportadas e a reciclagem de militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva que já tinham realizado esse tipo de treinamento.

O apoio ao EB foi oferecido pelo 1º/8º Grupo de Aviação (Esquadrão Falcão), sediado na Ala 9, na cidade de Belém (PA), com o uso dos helicópteros H-36 Caracal. Durante os dois dias de exercício, os militares receberam instruções teóricas no auditório do Esquadrão, além de treinamentos estáticos nas aeronaves, que, posteriormente, foram praticados em voo.

O primeiro exercício colocado em prática foi o Helocasting, uma técnica de infiltração de tropa em que os militares saltam na água enquanto o helicóptero realizaMilitares do EB embarcam para o treinamento no H-36 um voo com baixa velocidade e altura. Num segundo momento, foi realizado rapel, outro método de infiltração de tropa que utiliza cordas, com o helicóptero em voo pairado.

“É uma oportunidade extremamente válida trabalhar com as forças amigas, uma vez que há um crescimento doutrinário e operacional tanto da tropa quanto dos pilotos e tripulantes que participam da missão”, avaliou o Tenente Aviador João Paulo Molina, piloto do 1º/8º GAV.

imagens/original/34437/dsc_8967.jpg
imagens/original/34437/dsc_9069.jpg
imagens/original/34437/dsc_9133.jpg
imagens/original/34437/dsc_8899.jpg