EVENTO

FAB realiza solenidade comemorativa ao Dia do CAN e da Aviação de Transporte

Cerimônia foi marcada por homenagens
Publicado: 13/06/2017 15:45h
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Tenente Myrian Aguiar
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

A solenidade ocorreu na Base Aérea dos AfonsosUma solenidade militar alusiva ao 86º Aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN) e ao Dia da Aviação de Transporte foi realizada nessa segunda-feira (12/06), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ). Representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, presidiu a cerimônia.

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Reformado Rodopiano de Azevedo Barbalho, ex-Comandante Geral de Apoio (COMGAP) e veterano do CAN, recebeu uma placa em homenagem a sua relevante participação na história do Correio Aéreo Nacional,Durante o evento, foram realizadas homenagens em que atuou em missões entre as décadas de 40 e 70. “O CAN foi importante para a época, pois é de uma geração que não tinha muitos recursos. Eu agradeço essa homenagem e transfiro para todos os companheiros que, junto comigo, abriram esse Brasil para os brasileiros, ligaram este País de Leste a Oeste, de Norte a Sul”, disse o oficial-general.

Ainda durante a cerimônia, foram agraciados com a Medalha Mérito Operacional Nero Moura os comandantes de oito esquadrões da FAB. Todos receberam a distinção concedida a militares que exercem ou exerceram o cargo de comandante de Unidade Aérea, por sua conduta em prol da operacionalidade da sua Organização e da Força Aérea Brasileira.

A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de OliveiraA Ordem do Dia do COMPREP relembrou a história do CAN e ressaltou a evolução da Aviação de Transporte. “O Projeto KC-390, cargueiro multimissão, continua em fase de desenvolvimento e certificação, com dois protótipos em testes. As primeiras aeronaves serão entregues a partir do ano que vem, como substitutas dos C-130 Hércules”, afirmou o Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, em referência à nova aeronave da FAB destinada à Aviação de Transporte.

“Hoje, a Força Aérea Brasileira emprega, diuturnamente, seus meios de Transporte Aéreo Logístico para apoiar as atividades operacionais, logísticas e administrativas das Forças Armadas brasileiras, garantindo o fluxo de pessoal, equipamentos e suprimentos onde a ação militar seja necessária e oportuna”, complementou o Comandante do COMPREP.Durante a cerimônia estava em exposição a aeronave que protagonizou a criação do CAN

Passado e futuro se encontraram no Pátio Operacional do Afonsos, onde aconteceu o evento. Lá, estavam em exposição estática a aeronave Curtiss Fledgling, matrícula K-263, aeronave que protagonizou a criação do Correio Aéreo Nacional, em 1931, e o KC-390, da EMBRAER, que chegará aos pátios da FAB em 2018. “O KC-390 é um produto que vai fazer uma grande mudança de patamar dentro da Força Aérea Brasileira, pois é um projeto que permite à Força ter acesso a uma aeronave de última geração, que poderá cumprir com todas as missões planejadas pela FAB. Para nós, é uma satisfação fazer parte de toda essa história, na criação de mais um produto, que vai ser, praticamente, a espinha dorsal da Aviação de Transporte da FAB a partir de 2018”, salientou Rafael Gustavo Fassina Marques, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da EMBRAER.

Fotos: Sgt Aguiar/UNIFA