ENSINO

Feira de Ciências e Cultura da EPCAR chega à 14ª edição

Objetivo do evento é despertar nos jovens a busca de novos conhecimentos
Publicada em: 31/08/2016 15:35
Imprimir
Fonte: EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Foram apresentados 8 projetosNos dias 26 e 27 de agosto, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a 14ª Feira de Ciências e Cultura. Nesta edição foram apresentados ao público de Barbacena e região oito projetos sobre temas variados.

O trabalho intitulado "Terrorismo, a grande ameaça do século XXI" apresentou o conceito e as principais formas de ataque, além da ideologia que existe por trás da prática. O grupo finalizou citando o 11 de setembro como o caso mais emblemático.

Feira de Ciências recebe público de BarbacenaNo campo da literatura, o projeto "Não era uma vez" caracterizou os contos de fadas desde a origem até a abordagem nos dias atuais. A apresentação mostrou esse tipo de literatura como entretenimento não somente para o público infantil, mas também juvenil e adulto. O grupo abordou aspectos como desmistificação das histórias e abordagem psicológica dos personagens, por meio da questão da beleza, caráter e dualidade entre bem e mal.

A estudante Isabel Cristina participou pela primeira vez da Feira de Ciências. "É a primeira vez que venho e estou achando tudo interessante e o trabalho é muito criativo e engraçado", disse.

A Feira de Ciências contou também com um clube de voo virtual, composto por alunos das três turmas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e utilizando sistemas com simuladores de voo do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). O clube promove o contato com a atividade operacional e o público pôde acompanhar como é realizado o voo das 7 aeronaves da Esquadrilha da Fumaça e suas manobras.

Clube do voo virtual do EDA"A ideia de passar para o público externo um pouco do que é a atividade aérea por meio do Esquadrão de Demonstração Aérea é bastante motivador", explicou o aluno Matheus Ramalho, do terceiro ano, sobre o clube.

A Feira é uma atividade pedagógica anual em que os alunos do CPCAR, com a orientação de seus educadores, apresentam diversos trabalhos, tendo como foco a interdisciplinaridade. O objetivo principal é despertar nos jovens a busca de novos conhecimentos por meio da pesquisa e da cooperação.

EPCAR - A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma instituição militar de ensino médio, com a missão de preparar os Alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).