SOLENIDADE

Militares e civis recebem Medalha Mérito Santos Dumont

A solenidade ocorreu em 23 cidades do Brasil e em 24 países
Publicada em: 20/07/2016 16:00
Imprimir
Fonte: BARF, BAFZ, CIAAR, CLA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

O Sargento Eduardo Lemos é militar da Força Aérea Brasileira (FAB) há 13 anos. Ele pertence ao Quadro de Taifeiros e atualmente trabalha no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Há dois anos, recebeu a Medalha Bartolomeu de Gusmão e, nesta quarta-feira (20/07), foi agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont.

“Depois de ter recebido a Medalha Bartolomeu de Gusmão, eu passei a me dedicar ainda mais. Então, eu fiquei muito feliz em receber essa nova medalha. Está sendo muito gratificante, pelo reconhecimento do trabalho”, ressaltou.

Além dele, mais 161 militares e civis receberam a comenda em cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), que celebrou o aniversário de 143 anos de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira. Entre eles, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes; o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa; e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Ao todo foram condecorados 639 militares, autoridades ou personalidades em 23 cidades do Brasil e em 24 países, como Estados Unidos, Argentina e Paraguai.

“É uma honra, um privilégio receber tão alta comenda da Aeronáutica, uma força especializada que tem muito orgulhado este País”, afirmou o advogado da Câmara dos Deputados, Francisco Cláudio Lima, que também foi agraciado.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, entre outras autoridades mitares e civis. A medalha foi criada em 1956, durante as comemorações do cinqüentenário do voo do 14 Bis. E representa um reconhecimento aos militares que se destacaram no exercício da profissão, aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao País e, também, a organizações e instituições.

"Nós queremos nos espelhar no que foi Santos Dumont, todos nossos militares, e uma solenidade como essa é importante não só para o nosso público interno, como também para toda a sociedade, para que as pessoas percebam como funcionam as Forças Armadas, como ela interage com os outros órgãos”, explicou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Saiba também como foi a cerimônia em outras cidades:

Recife S2 GABRIEL- A solenidade, presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar  José Hugo Volkmer, Comandante do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), foi realizada na  Base Aérea do Recife (BARF). Foram agraciados com a medalha “Mérito Santos Dumont” três civis e 18 militares da Guarnição.

 Fortaleza - Realizada na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), o evento foi presidido pelo Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino, Comandante da BAFZ, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Rodopiano e demais autoridades militares e civis.

Durante a cerimônia, foram agraciados o Sargento André Luis Sampaio, a Suboficial Magda Silvia Ferreira, o Suboficial Francisco das Chagas Rocha Santos e a Suboficial Cristiane dos Anjos Alves de Oliveira.

“O que mais me deixa feliz é que meu pai é suboficial da reserva, agora reformado, e ele também recebeu a medalha Santos Dumont. E eu, como filha, vejo nele um exemplo na minha vida”, afirmou a Suboficial Crsitiane.

Belo Horizonte - Na cerimônia militar, realizada no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronaútica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), foram agraciadas nove pessoas. Um delas foi o  Suboficial Músico Josias dos Santos Azarias, da Banda de Música, que serve há 34 anos no CIAAR. 

“Esta medalha é muito importante para mim. Dedicamos a maior parte do nosso tempo à Força Aérea e com isso ela se torna nossa família”, afirmou o militar. 

Maranhão - A cerimônia, realizada no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi presidida pelo Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, Diretor do CLA, e  contou com a presença de diversas autoridades militares.

Canoas - Dezesseis pessoas foram agraciadas com a Medalha Mérito Santos-Dumont no Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), incluindo militares da FAB e do Exército. Um deles foi o Comandante do Comando Militar do Sul, General De Exército Edson Leal Pujol.

Veja, no vídeo abaixo, como foi a realização da cerimônia em Brasília:

imagens/original/30407/160720mrf0002(c)alexandre manfrim.jpg