TECNOLOGIA

Internautas poderão conhecer sede da Esquadrilha da Fumaça pelo Google Street View

Visitante poderá conhecer interior da aeronave A-29 Super Tucano
Publicado: 18/07/2016 11:10
Imprimir
Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Produção de tour virtual 360 na sede da FumaçaA Esquadrilha da Fumaça será a primeira instituição militar brasileira a poder ser visitada em um tour virtual interativo de 360º por meio do Google Street View. A iniciativa partiu da própria equipe da Fumaça que buscou o recurso tecnológico para proporcionar a oportunidade de visita virtual a todos aqueles que desejam vivenciar e conhecer as instalações do Esquadrão, localizado em Pirassununga (SP), na Academia da Força Aérea.

Segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, a visita virtual permite a disponibilização de novas mídias e novos meios de contato do público com a Fumaça, uma vez que as pessoas que estão longe também poderão conhecer a estrutura da Esquadrilha. "Nós levamos demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo e, dessa forma, despertamos o interesse do público pelo nosso trabalho. Essa tecnologia permite que a estrutura da Fumaça, formada, por exemplo, pelo Salão Histórico, pelo Espaço das Aeronaves Antigas, também seja conhecida, além da estética das nossas apresentações e da mensagem que o locutor leva até o público", explica o Coronel.

Produção de tour virtual 360 na sede da FumaçaO responsável pela produção do tour virtual, o diretor executivo da empresa Trip Brasil 360º, Rogério Moura, diz que essa tecnologia, já existente nos Estados Unidos (E.U.A.) e na Europa, iniciou no Brasil em setembro de 2014.

Além do Diretor Executivo, a equipe também contou com dois fotógrafos que produziram cerca de 120 fotos de todo o ambiente. O visitante poderá conhecer diversos locais, como o auditório, as Salas de Estar dos Oficiais e dos Graduados, a Sala de Briefing e a de Equipamentos de Voo.

Um destaque do tour virtual é a imagem 360º do interior da aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, onde o visitante poderá conhecer o cookpit e a cadeira ejetável entre outros elementos do avião.

"O visitante também tem a sensação de seguir o caminho de um piloto da Fumaça, podendo visitar todo hangar e se direcionar direto para a aeronave que está na pista, como se fosse voar", conta o Coronel Caldas.

Segundo o Diretor Executivo Rogério Moura, as fotos produzidas ainda passarão pela edição, moderação (que significa a ligação dos pontos) e, por fim, publicação no Google Street View.

Assim que for finalizado o processo, o tour virtual será divulgado no site e nas mídias sociais da FAB.