NOTAER

Atletas olímpicos treinarão em Centro de Treinamento dos Afonsos

O complexo deverá ser entregue ao comitê organizador local no dia 18 de julho
Publicada em: 09/07/2016 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

 | O Centro Olímpico de Treinamento dos Afonsos, localizado no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, deverá ser entregue ao comitê organizador local  no dia 18 de julho. As instalações servirão para os treinos de atletas olímpicos e paralímpicos.

O Complexo de Treinamento engloba ginásios esportivos, uma piscina de 50 metros coberta e aquecida, uma piscina de 25 metros, duas pistas de atletismo (as únicas que vão ser utilizadas pelos atletas para treinamento), alojamento para 142 atletas, além do Instituto de Ciências da Atividade Física (ICAF).

A Olimpíada Rio 2016, em agosto, deve receber 10.500 atletas de 206 países. De acordo com o Coronel Aviador Francisco da Costa e Silva Junior, adjunto do Comandante da UNIFA para os Jogos Olímpicos, o aporte de recursos provenientes do Ministério dos Esportes para as instalações, tanto do Clube da Aeronáutica quanto do complexo da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), soma mais de R$ 100 milhões.

Para o Gerente de Triatlo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Rychard Hryniewicz, o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) é essencial. “Aqui temos um espaço fantástico, que oferece condições de treinamento para natação, ciclismo e corrida. Não existe um local que nos atenda melhor”, destacou.

Para o Comandante da UNIFA e Presidente da CDA, Major-Brigadeiro Paulo João Cury, a infraestrutura do Complexo não deve se restringir apenas à Aeronáutica. “Será um grande legado para a comunidade. Em um raio de 10 quilômetros não há infraestrutura igual a essa e nós temos mais de 4 milhões de habitantes nessa região. O Centro de Treinamento de Excelência e o Centro de Treinamento de Seleção de Futuros Atletas possivelmente vai ser aqui na UNIFA”, salientou o Major-Brigadeiro Cury.

Veja, no vídeo abaixo, a inaguração do ginásio poliesportivo do Centro Olímpico de Treinamento dos Afonsos. A instalação servirá como infraestrutura de treinos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.