RIO 2016

Sargento da FAB conquista vaga para prova de lançamento do martelo nos Jogos Olímpicos

Além do índice olímpico, o Sargento Domingos estabeleceu novo recorde sul-americano da modalidade
Publicada em: 20/06/2016 15:15
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

  divulgaçãoO Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Wagner José Alberto Carvalho Domingos, conhecido como "Montanha", participou no último final de semana (18 e 19/06) da competição Meeting de Celje de Atletismo, na Eslovênia, pela modalidade de lançamento do martelo. Durante a prova, o atleta garantiu não só a participação nas Olimpíadas, mas também estabeleceu os novos recordes brasileiro e sul-americano.

Para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Sargento Domingos precisava lançar o martelo a 77 metros (marca estabelecida como índice olímpico). Unindo força, técnica e determinação, ele alcançou a distância 78,63m. Com o feito, o atleta da FAB quebrou o jejum brasileiro de 84 anos sem um representante na modalidade de lançamento do martelo em uma edição de Olimpíada. Agora, Domingos ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da prova.

"Estou muito feliz pelo recorde e por garantir a participação nas Olimpíadas, principalmente porque os Jogos serão no Brasil", destacou o Sargento. "Mas quero lembrar que a gente consegue esses feitos com a ajuda de muitas pessoas", finalizou o militar.

Essa não é a primeira vez que atleta supera limites. O pernambucano de 33 anos, que ingressou na Força Aérea Brasileira em 2015, há cinco anos teve uma das provas mais difíceis de sua vida: um câncer na bexiga. Superou a doença, voltou a treinar e demonstra sua força com essa conquista.

  FAB é destaque no Taekwondo – Outra modalidade em que atletas da FAB se destacaram no exterior foi o Taekwondo. Foram seis medalhas – uma de ouro, três de prata e duas de bronze – para a equipe brasileira que disputou o Campeonato Pan-Americano Open de Taekwondo, em Quetaro, no México, entre os dias 9 e 12 de junho. Os militares competiram nas categorias de Kyorugi (Luta) e Poomsae (Formas) garantindo o terceiro lugar geral para a Seleção Brasileira e o vice-campeonato das equipes masculinas.

Medalha de bronze na categoria até 80kg, o Sargento João Pedro Chaves revelou a importância do apoio da Força Aérea em sua carreira. “A FAB está sendo fundamental para o meu crescimento como atleta. Antes da minha incorporação, estava entre os 100 do ranking mundial, hoje já me situo entre os 30 melhores do mundo em minha categoria. Graças ao apoio, estou conseguindo investir em viagens para competições e treinamentos visando o próximo ciclo olímpico", revelou o militar.