BUSCA E SALVAMENTO

Aeronave da FAB localiza veleiro na costa sul do Brasil

Embarcação estava há cinco dias sem contato a família
Publicado: 19/05/2016 12:34
Imprimir
Fonte: 2º/7º GAV e Salvaero Curitiba
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

    Arquivo CecomsaerUma aeronave de patrulha da Força Aérea Brasileira, P-95, localizou, às 8h da manhã desta quinta-feira (19/05), o veleiro Don Alberto. A embarcação, que estava sem contato com a família desde a última sexta-feira (13) por volta das 16h, foi localizada a 65 km a leste da costa de Torres, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o Centro de Coordenação de Salvamento de Curitiba (Salvaero), unidade da FAB responsável por coordenar as operações aéreas de busca e salvamento na região, a localização foi realizada por meio de busca visual executada pelo Esquadrão Phoenix (2º/7º GAV), sediado em Florianópolis (SC). O veleiro encontrava-se capeando (quando a embarcação recolhe as velas e fica a deriva a fim de evitar o mau tempo). De acordo com o relato do piloto, que efetuou contato rádio ao sobrevoar a embarcação, os tripulantes estão bem e o barco vai retornar para Imbituba, no sul de Santa Catarina, assim que as condições meteorológicas permitirem.

Uma frente fria que avançou rapidamente na região dificultou a navegação. Os tripulantes relataram ao piloto que baixaram a vela e esperaram o clima melhorar para prosseguir viagem. Para se ter uma ideia, em duas horas a frente fria moveu-se de Porto Alegre à divisa com Santa Catarina.

O veleiro Don Alberto, de 43 pés, está com três argentinos a bordo. A embarcação saiu de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo em 30 de abril com perspectiva para atracar em Montevidéu, no Uruguai, na última segunda-feira (16/05). Ontem (18/05), a família acionou o Salvamar Sul, da Marinha do Brasil, pois estava há cinco dias sem nenhum contato. O Salvamar Sul solicitou o apoio de uma aeronave por meio do Salvaero Curitiba para a realização da missão.