SOCIAL

Escola Preparatória de Cadetes do Ar atende 150 crianças no Programa Forças no Esporte

A EPCAR é uma das 25 organizações militares da FAB a fazer parte do projeto
Publicada em: 12/04/2016 11:00
Imprimir
Fonte: SCS/EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

Alunos da EPCAR participam da recep��oO plantio de uma árvore, realizado por alunos da Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale (07/04), marcou simbolicamente o início das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2016 na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada na cidade de Barbacena (MG). Este ano o projeto na EPCAR contemplará 150 crianças de 8 a 13 anos, de ambos os sexos.

O programa contempla atividades esportivas e complementares que acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 12h. Os alunos contam com estrutura de refeitório, salas de aulas, auditórios, laboratórios, ginásio poliesportivo, biblioteca e vestiários. Para cumprir os conteúdos, a unidade disponibiliza seus efetivos civil e militar por meio do voluntariado. 

No campo esportivo são oferecidos futebol, atletismo, futsal, vôlei, orientação e basquete. Já na área complementar são ministradas palestras sobre autoestima, motivação, etiqueta, valores éticos e morais, trabalho em equipe, bem como aulas de inglês, português, raciocínio lógico-matemático e informática. Ainda são oferecidas aulas de musicalidade, xadrez, artes, brincadeiras, capoeira, agroecologia, ordem unida, além de avaliação médica e atendimento psicopedagógico.

Plantio da �rvoreA primeira edição teve início em setembro de 2014 com 100 alunos. O coordenador do programa na EPCAR, Major Capelão Paulo Lupércio Simões, acredita que as atividades propostas contribuirão para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. 

"Todos da equipe temos uma boa expectativa para desenvolver esse trabalho. Para 2016 temos um acréscimo de 50 crianças”, explica.  "Estamos caminhando nesse trabalho a fim de contribuir para a inclusão social desses jovens", completa o militar.

O PROFESP, desenvolvido pelos Ministérios da Defesa e do Esporte, tem como objetivo, por meio da prática esportiva e de atividades complementares, contribuir para inclusão social de crianças e adolescentes de áreas de risco social.