RIO 2016

Ministro da Defesa conhece o trabalho de unidades da FAB em Brasília

Aldo Rebelo esteve no CINDACTA I e no COMDABRA
Publicada em: 08/03/2016 16:37
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, conheceu nesta terça-feira (08/03) as atividades de organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) localizadas em Brasília. Ele esteve nas sedes do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), que terão atuação direta nos Jogos Olímpicos. 

"Possuímos quase 17 mil km de fronteira e 22 milhões de km2 de espaço aéreo para vigiar e controlar. E nós temos na Força Aérea, com o apoio da Marinha e do Exército, a capacidade desenvolvida de material humano, homens e mulheres, para exercer essa missão. Estamos buscando também fazer com que eles tenham os meios necessários para cumprirem essa missão, a qual vem fazendo com patriotismo e profissionalismo, o que merece o nosso elogio, estímulo, reconhecimento e, acima de tudo, apoio”, avaliou o ministro.

No CINDACTA I, órgão responsável pelo controle de 45% do total de tráfego aéreo do País, o ministro recebeu informações sobre as atividades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar  Carlos Vuyk de Aquino, explicou a missão, a infraestrutura e os recursos humanos e orçamentários da instituição. Também foram apresentadas algumas das metas previstas pelo DECEA, como a implantação do PBN (Navegação Baseada em Performance), modernização dos processos de cartografia, substituição das aeronaves de inspeção do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), além da modernização da rede de radares meteorológicos. O ministro também pôde conhecer o trabalho dos controladores de tráfego aéreo no Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) e no Centro de Operações Militares (COPM), ambas no CINDACTA I.

Já no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), o ministro Rebelo conheceu a estrutura da organização militar, único comando conjunto permanentemente ativado. O comandante da unidade, Major-Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão, explanou sobre o papel do COMDABRA, que inclui atividades de defesa aeroespacial, busca e salvamento, operações conjuntas e patrulha marítima nas águas jurisdicionais brasileiras. O oficial-general também apresentou o planejamento do COMDABRA para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

“Avalio que tanto o CINDACTA quanto o COMDABRA realizam suas missões não só com elevada qualidade profissional, mas também com grande eficiência, compatíveis com as exigências de controle do espaço aéreo e de defesa aeroespacial de um país de dimensões e com as condições do Brasil”, concluiu o ministro.

Assista ao vídeo aqui