OPERACIONAL

Exercício reúne esquadrões de Transporte Aéreo do Norte e Nordeste, em Fortaleza

O exercício conta com a participação de 114 militares e cinco aviões
Publicado: 08/03/2016 11:00
Imprimir
Fonte: II COMAR

  Os Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA) da Força Aérea Brasileira (FAB), localizados no Norte e Nordeste, participam de Exercício Operacional (EXOP), na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), sob coordenação do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Até o dia 16 de março, 114 militares e cinco aviões C-95 (Bandeirante) realizam missões que visam atender à Formação de Líderes de Elemento e Seção e, também, à manutenção operacional na Aviação de Transporte.

“O exercício objetiva, ainda, o adestramento e a manutenção das equipagens nos voos em formação à baixa altura com lançamento de carga, de maneira a contribuir com a capacidade essencial de proporcionar suporte logístico apropriado e oportuno, além de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, explica o Comandante do 1º ETA, Tenente-Coronel Toni Roberto Carvalho Teixeira.

  As atividades começaram no dia 01 de março, com a participação do Primeiro, Segundo e Sétimo Esquadrões (1° ETA, 2° ETA e 7° ETA), que são sediados, respectivamente, em Belém, Recife e Manaus. Na primeira semana, foram realizadas preparações em solo, brifins e instruções sobre o  exercício. Na quinta-feira (03/03), começaram os voos, sendo realizadas diversas atividades para promover a troca de experiência entre os militares participantes.

“O Exercício Operacional EXOP Norte/Nordeste é importante para o treinamento pra mobilidade das unidades aéreas a fim de que mantenham a sua capacidade de emprego mesmo operando fora de sede. Além disso, permite o intercâmbio de conhecimentos e práticas operacionais entre as tripulações dos Esquadrões”, ressalta o Capitão Aviador Diego Severo Gualberto, do 7º ETA.