ESPORTE

Veja como foi a participação do público na Corrida do Paz pelo Brasil

O evento envolveu comunidade civil e militar para incentivar a prática esportiva e a paz mundial
Publicada em: 22/02/2016 14:40
Imprimir
Fonte:

Comandante do II COMAR à frente  S2 ÁlvaroMilhares de pessoas participaram da 11ª edição da Corrida da Paz em todo o Brasil no último domingo (21/02). O evento foi promovido pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e coordenado, este ano, pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A CISM Day Run, como também é conhecida a corrida, tem o objetivo de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e contribuir com a paz mundial.  
 

Veja como foi a Corrida da Paz em diversas cidades brasileiras:

MS  Campo Grande (MS) Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da corrida na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento teve a largada no Parque das Nações Indígenas, ponto turístico da cidade, e contou com um percurso de 5km, além de caminhada e passeio ciclístico de 3km. Foram arrecadados 500kg de alimentos não perecíveis, os quais serão distribuídos a entidades indicadas pela prefeitura local.

A Base Aérea de Campo Grande enviou um efetivo de cerca de 150 militares. O Sargento Flávio Bezerra de Carvalho, em sua segunda participação na corrida, conquistou o segundo lugar geral e o primeiro lugar entre os militares, com o tempo de 16 minutos e 59 segundos. 

CLBI  Natal (RN) Em Natal (RN), o evento reuniu cerca de 600 militares da Aeronáutica, Marinha e Exército, além de convidados civis. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) participou com um efetivo de 40 militares. O percurso teve início no Centro de Turismo de Petrópolis, na zona leste da capital potiguar, e se encerrou na Fortaleza dos Reis Magos, localizada na Praia do Meio. Para a dona de casa Marilda Santana, que prestigiou o evento, foi possível perceber a importância que as Forças Armadas conferem à prática frequente de atividade física. “Achei a corrida muito importante por incentivar a qualidade de vida por meio do esporte e mostrar que as três forças estão unidas nesse objetivo”, afirmou. 

Concentração da tropa  S2 Alves Silva Recife (PE) – Cerca de 1900 pessoas, entre militares da Guarnição da Aeronáutica de Recife, do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e, ainda, militares da reserva e civis participaram da Corrida da Paz 2016 no último domingo (21/02). O evento foi realizado na Avenida Boa Viagem, com largada às 8h, em frente ao Hospital de Aeronáutica de Recife, e chegada no Parque Dona Lindu.

“Foi a minha primeira vez na Corrida da Paz e minha expectativa era grande. A corrida trouxe uma consciência cívico-militar e sentimento de paz, com exemplo a ser dado pela união entre as Forças”, ressaltou o Tenente Érico Salgado do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Para o Cabo Jonh Lennon do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF), o evento é positivo. “A corrida mostra que as Forças prezam pelo bem-estar físico e acima de tudo pelo sentimento de paz”, explicou. 

São Paulo - Militares do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) participaram (19/02) da “Corrida da Paz 2016”, em São Paulo, organizada pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE). O evento teve início às 06:30h, no CMSE, onde o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno (Comandante do IV Comando Aéreo Regional) procedeu a abertura em conjunto com o General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

Participaram da corrida todos os tipos de atletas - amadores, profissionais, iniciantes ou experientes. “Apesar do percurso de apenas 3 km, a disposição da tropa estava em alto nível e o objetivo principal de promover a interação e o congraçamento entre as Forças Armadas e a Sociedade foi atingido”, afirma a Sargento Érica Leal de Santanna, do efetivo do CELOG.

  Fortaleza (CE) – Cerca de 460 militares participaram da Corrida da Paz na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Desses, 200 corredores são da Aeronáutica, 160 da Marinha do Brasil e 200 do Exército Brasileiro.

Após a realização de uma atividade de alongamento, foi dada a largada no aterro da praia de Iracema, percorrendo toda a Avenida Beira Mar até o local de chegada, a Capitania dos Portos do Ceará no Mucuripe. O percurso foi de aproximadamente 4km.  

EPCAR  Barbacena (MG) - Em Barbacena, onde está localizada a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a largada foi dada no pátio da bandeira da instituição de ensino. As aspirantes Mariana Meirelles e Kelly Cristina participaram pela primeira vez do evento. “Acho interessante um evento como esse para que ocorra a integração do pessoal da organização militar, além de promover o dia da paz”, afirma Kelly.  

Manaus (AM) - Mais de 2.200 militares da Força Aérea, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro participaram da corrida na capital amazonense. O percurso de 5km foi realizado no bairro da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. Os participantes partiram do Comando Militar da Amazônia (CMA) e seguiram até a Praia de Ponta Negra, um dos cartões postais da cidade.

  Os cerca de 220 militares da Guarnição de Aeronáutica de Manaus que participaram da Corrida da Paz representaram diferentes organizações, tais como o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Base Aérea de Manaus (BAMN), Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) e Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN).

De acordo o Tenente Engenheiro Airton Henrique de Souza Pereira, a corrida é importante por ser uma integração pela paz. “Considero importante esta união, pois a busca pela paz sempre foi um objetivo de todos. Hoje, as Forças Armadas, usando o respeito que possuem junto aos brasileiros, mostram na Corrida da Paz que estão juntas nesta batalha contra todas as formas de violência que nos cercam”, disse.  

Rio de Janeiro - Cerca de 150 militares do Terceiro Comando   Aéreo Regional (III COMAR) participaram da Corrida da Paz no Rio de Janeiro. Os participantes percorreram a distância de 5km com saída e chegada no Aterro do Flamengo. “O evento buscou promover a união, o espírito de equipe e o espírito de corpo dos militares da FAB, assim como também promover a visibilidade da FAB em prol da paz mundial”, destacou a Tenente Raquel Fernandes, uma das participantes da corrida.


Confira como foi a Corrida da Paz em Brasília: