OPERACIONAL

FAB lança mais 36 mil litros de água em Morro Branco (BA)

Chamas já consumiram cerca de 30 mil hectares na Chapada Diamantina
Publicada em: 20/11/2015 08:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Mateus Pereira/GOVBA“A vinda da FAB com o Hércules e com o helicóptero Super Puma nos permitiu dar agilidade ao processo de combate ao incêndio”. Assim o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, ressaltou o papel da Força Aérea Brasileira no combate às chamas no Parque Nacional Chapada Diamantina, na Bahia. Na quinta-feira (19/11), o avião C-130 Hércules fez três decolagens lançando um total de 36 mil litros de água em focos no município de Morro Branco. Em dois dias foram 84 mil litros.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, o incêndio persiste por cerca de 20 dias na região. “Nós tivemos uma área atingida de aproximadamente 30 mil hectares. Pelo menos de 10 a 15% do Parque Nacional Chapada Diamantina, que tem 152 mil hectares, e outras áreas de preservação ambiental foram afetadas”, explica Spengler.

A situação, de acordo com o Secretário, é bastante grave tanto do ponto de vista ambiental quanto do econômico. Ele ressalta os vários imp
Militares na aeronave a caminho da Chapada  Mateus Pereira/GOVBAactos do incêndio como a morte de várias espécies animais, a grande emissão de gás carbônico na atmosfera, além de perdas nos setores de agricultura e turismo. Outro problema, estaria relacionado com a situação hídrica. “As principais nascentes do rio Paraguaçu que abastece mais de 60 por cento da região metropolitana de Salvador estão aqui nesta região.Isso deve impactar a quantidade e a qualidade da água captada ”, avalia.

Apoio
Desde a terça-feira (17/11) a FAB colabora com os trabalhos de combate ao incêndio. Para o Secretário do Meio Ambiente da Bahia, esse auxílio tem sido imprescindível.

“O lançamento de água nos permite apoiar os grupos que estão em terra para facilitar o combate às chamas. Por outro lado, a FAB ajuda a colocar e resgatar os brigadistas que estão trabalhando diretamente nas frentes contras as chamas em localidades difíceis de se chegar”, avalia Spengler.

Na quinta-feira, o helicóptero Super Puma realizou várias missões de transporte de brigadistas.

Veja como foi uma dessas operações.