PORTÕES ABERTOS

FAB recebe comunidade em São Paulo e SJC (SP), Manaus (AM) e Cachimbo (PA)

São José dos Campos (SP) contará com maquete do Gripen NG e demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça
Publicada em: 01/10/2015 15:02
Imprimir
Fonte: DCTA/ IV COMAR/ VII COMAR/ Agência Força Aérea

  No mês de outub  ro, quando é celebrado o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), a instituição realiza eventos para se aproximar da população brasileira e mostrar o trabalho desenvolvido pela FAB. São os chamados Portões Abertos. 

No primeiro final de semana deste mês (03 e 04/10), organizações do Norte e  do Sudeste vão abrir suas portas à comunidade com várias atrações. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP); o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital; a Base Aérea de Manaus (BAMN), na capital do Amazonas; e o Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no sul do Pará.

Os destaques serão a maquete do novo caça do Brasil - Gripen NG - e as apresentações da Esquadrilha da Fumaça com a nova aeronave, o A-29 Super Tucano.

Veja como será a programação em cada cidade:

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) -   O “Portões Abertos” do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), vai receber a Esquadrilha da Fumaça em duas demonstrações, nos dias 3 e 4 de outubro, às 14h. Essas serão duas novas oportunidades para o público conhecer as manobras realizadas pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) com as aeronaves A-29 Super Tucano. A entrada é franca, e o acesso será feito pela Avenida Brigadeiro Faria Lima.

O show aéreo tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. As mais esperadas são a Lancevaque e a Chumboide, duas manobras que voltam a ser exibidas pelo Esquadrão, porque o Super Tucano - quinta aeronave adotada na história do EDA - oferece mais potência e capacidade operacional. A pintura dos aviões apresenta as cores vibrantes da Bandeira do Brasil, incentivando o sentimento de patriotismo e a admiração dos espectadores pela equipe brasileira em todo o mundo.

Com o tema “70 anos da Segunda Guerra Mundial”, o “Portões Abertos” do DCTA vai contar, ainda, com a exposição da réplica em escala real do caça Gripen NG, além de atrações musicais e do espaço kids. O público também poderá conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo DCTA, como o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MBA) que possui, em seu acervo, aeronaves utilizadas pelas Forças Armadas e protótipos de foguetes. O evento também contará com praça de alimentação.

Serviço:  Data e horário: 03 e 04 de outubro, das 9h às 17h; local: Área Operacional do DCTA e no MAB incluindo, ainda, os hangares e hangaretes do IPEV (X10, X30 e X40); endereço: Av. Brig. Faria Lima, 1941 - Putim, Parque Martim Cererê, São José dos Campos - SP, 12227-000. Mais Informações: (12) 3947-6654 ou pelo site: http://www.cta.br. A entrada é franca e o ingresso externo será pela Av. Brigadeiro Faria Lima.

  SÃO PAULO - Exposição de aeronaves e viaturas, encenação histórica, apresentação de cães e banda de música são algumas das atrações que a Força Aérea Brasileira preparou para o Domingo Aéreo em São Paulo. O evento será realizado no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, na zona norte da capital, próximo domingo (04/10), entre 9h e 17h. A entrada é gratuita. Tradicional na capital paulista, o "Portões Abertos" espera superar o número de visitantes de 2014, quando mais cem mil visitantes compareceram ao PAMA-SP.

A Rede Globo, por meio do Projeto Verdejando em parceria com a SOS Mata Atlântica, vai promover oficina de plantio e de compostagem, montagem de vasos de hortaliças e plantas ornamentais,oficina de compostagem e distribuição de mudas. A ideia é aproveitar o grande evento da FAB em São Paulo para promover a educação ambiental.

Serviço: Data e horário: 04 de outubro, das 9h às 17h; local: Campo de Marte / Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP); endereço: acesso pela Avenida Santos Dumont, 2.241 - Santana. Informamos que não será permitida a entrada com objetos cortantes e perfurantes, arma de fogo, bebida alcoólica, animais, bicicleta, patinete, skate e similares.


  MANAUS - A Base Aérea de Manaus (BAMN) recebe o evento Portões Abertos nos dias 3 e 4 de outubro, das 9h às 17h30. Quem for à unidade terá a oportunidade de visitar aeronaves e hangares, além de conhecer um pouco mais do trabalho da FAB. Aqueles que levarem um quilo de alimento não perecível concorrerão a voos panorâmicos sobre a cidade de Manaus. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições de assistência social do Amazonas. A entrada é gratuita.

A BAMN realiza o Portões Abertos há mais de 30 anos. O evento é tradicional na capital amazonense e apresenta à população demonstrações operacionais, aeromodelismo, paraquedismo, exposição de aeronaves civis e militares, atrações culturais, praça de alimentação e atividades sociais.

A Base Aérea de Manaus sedia quatro esquadrões de voo. O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAv), Esquadrão Arara, que opera aeronaves C-105 Amazonas; o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAv), Esquadrão Harpia, que realiza missões com os helicópteros H-60L Black Hawk; o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAv), Esquadrão Pacau, que opera a primeira linha de Aviação de caça nas aeronaves F-5M; e o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7° ETA), Esquadrão Cobra, que opera as aeronaves C-95 Bandeirantes, C-97 Brasília e C-98 Caravan.

Serviço:  Dias 3 e 4 de outubro; horário - das 9h às 17h30; endereço - Avenida Rodrigo Otávio, 770 - Crespo, Manaus (AM).

  CAMPO DE PROVAS BRIGADEIRO VELLOSO - O Portões Abertos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), no sul do Pará, ocorre no domingo (04/10), das 8h às 17h, e permitirá ao público conhecer de perto o trabalho da Força Aérea Brasileira. Os visitantes poderão acompanhar a exposição estática de aeronaves, como os helicópteros AH-2 Sabre e H-60L Black Hawk, o avião de patrulha marítima P-3AM Orion e o caça A-29 Super Tucano, entre outras. A entrada é gratuita, mas a unidade realizará a coleta de alimentos não perecíveis para doação a entidades assistenciais da região.

Quem for ao evento verá também uma demonstração operacional da equipe de paraquedismo do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARA-SAR. Também haverá apresentação das técnicas de rapel em helicóptero. As crianças poderão participar de oficinas de recorte e cole, além de atividades educativas sobre trânsito. O público também terá a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na FAB.

Serviço: Dia e horário - domingo (04/10), das 8h às 17h; endereço - Campo de Provas Brigadeiro Velloso, Guarantã do Norte  (MT).