SEMANA DA PÁTRIA

FAB leva 300 militares e Esquadrilha da Fumaça para Esplanada

Desfile inicia às 8h45min no Eixo Monumental; demonstração aérea será após o desfile das tropas
Publicada em: 02/09/2015 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Esquadrilha da Fumaça, desfile aéreo com aeronaves militares e uma tropa formada por cinco pelotões serão as principais atrações da Força Aérea Brasileira (FAB) no desfile do Dia da Independência (07/09) em Brasília (DF). A instituição também participará do desfile cívico em diversas cidades em todo o Brasil.

Na capital federal, as atividades iniciam às 8h45 e o percurso do desfile será de 2km, ao longo do Eixo Monumental, com previsão de término para 10h30.

Mais de 300 militares da Aeronáutica vão compor a tropa que representará a instituição no desfile: pelotão do corpo de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), a Banda de Música do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), um pelotão de aeronavegantes e outro com militares do Cerimonial Santos-Dumont, além de um grupamento feminino, que representa a presença da mulher na Força.

Já para o desfile aéreo, a Aeronáutica irá levar cinco aviões: duas   aeronaves de caça A-1 operadas pelo Esquadrão Adelphi (1º/16º GAV), um KC-130 Hércules, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT) e duas aeronaves F-5M, do Esquadrão Pampa (1º/14º GAV).

A Esquadrilha da Fumaça vai realizar uma demonstração aérea para encerrar o evento. É a primeira apresentação em Brasília após a incorporação das novas aeronaves A-29 Super Tucano.

Segundo o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras, o desfile é uma oportunidade para a sociedade brasileira conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na FAB. "O desfile cívico-militar nos faz reviver este importante marco histórico brasileiro, revestido com todo o seu simbolismo, bem como é uma oportunidade ímpar para que a população tenha uma pequena amostra do trabalho continuamente realizado dentro de nossas organizações militares", afirma.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que organiza o evento, a expectativa é de que 25 a 30 mil pessoas assistam à passagem das tropas. No ano passado, a Polícia Militar do Distrito Federal calculou que 40 mil pessoas acompanharam o evento. Ao todo, 20 órgãos e entidades civis e militares vão participar do desfile.

Serviço

O quê: Desfile de 7 de setembro
Quando: segunda-feira (07/09) às 8h45
Onde: Eixo Monumental, sentido Planalto-Rodoviária
Infraestrutura: Arquibancada para 22 mil pessoas, postos de saúde, sanitários, distribuição de água e atendimento a crianças

Acompanhe a transmissão do evento ao vivo: http://ebcservicos.com.br/tvnbr

Assista ao vídeo do hino nacional brasileiro ilustrado com imagens das aeronaves empregadas pela Força Aérea Brasileira: