OPERACIONAL

Base Aérea de Florianópolis sedia Operação Carranca IV

Na primeira fase do maior exercício de busca e salvamento da América Latina será realizada uma avaliação operacional
Publicada em: 02/03/2015 15:45
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

  Foi dada a largada para o maior exercício de Busca e Salvamento (SAR) da América Latina. A Operação Carranca IV, que acontece na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), é dividida em duas etapas: teórica e operacional. A primeira fase começou nesta segunda-feira (02/03) e é denominada de Avaliação Operacional (AVOP).

Até quinta-feira (05/03) serão realizadas avaliações teóricas, práticas e físicas com os militares envolvidos. O objetivo é analisar o nível de conhecimento teórico, a capacidade física e a operacionalidade dos representantes dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC).

Nesta fase, os Esquadrões Aéreos e os componentes dos Salvaeros participam de palestras sobre recursos disponíveis e perspectivas de futuro para o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro.
Os ARCC serão divididos em grupos, por meio de sorteio. A melhor equipe e o melhor militar receberão prêmios.

Na segunda etapa da Carranca IV, chamada de Exercício de Integração (EXINT), serão realizadas simulações de operações de busca e salvamento. “Vamos aprimorar os conhecimentos nacionais e internacionais tanto na parte de coordenação de busca e salvamento quanto na execução, em que estarão envolvidos helicópteros, aeronaves e embarcações”, ressalta o Tenente-Coronel Jair Sampaio, um dos coordenadores da Operação.

Confira a entrevista completa: 

 

Conheça mais a operação acessando o blog www.carranca.aer.mil.br