CULTURA

Civis e militares debatem criação de Museu Aeronáutico em São Paulo

Novo museu ficaria na área do Campo de Marte, na zona norte da cidade
Publicada em: 02/02/2015 15:59
Imprimir
Fonte: COMAR IV

Aeronave T-33 do acervo da TAM  Museu TAMEmpresários e representantes de instituições públicas e privadas se reuniram no Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), em São Paulo (SP), para debater a instalação do Museu Aeronáutico em São Paulo, na região do Campo de Marte, zona norte da cidade. A reunião ocorreu na quinta-feira (29/1).

"É uma grande solução cultural que vai gerar emprego e renda, além de valorizar a região que tem tudo a ver com aviação", disse o superintendente regional da Infraero, Willer Larry Furtado. Ele lembrou que a área do Campo de Marte foi a primeira infraestrutura aeroportuária de São Paulo, nos anos 20, e hoje abriga mais de 40 hangares, além de sediar o tradicional Aeroclube de São Paulo e o Grupamento de Radio Patrulha Aérea da Polícia Militar, o Águia.

De acordo com Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o projeto está no início e já conta com a participação efetiva do Museu da TAM e da Fundação Santos Dumont, que vão ceder seus acervos. "Nossa ideia é trazer para a maior cidade do país toda a riqueza da aviação brasileira, além de preservar e resgatar a história aeronáutica", afirmou.

A reunião contou com a participação do Comandante João Francisco Amaro, Presidente do Museu TAM, que explicou a necessidade de transferência do acervo de mais de noventa aeronaves em exposição em São Carlos, a 230 quilômetros da capital do estado. Segundo ele, a mudança para São Paulo aumentaria o número de visitantes, além de ampliar o espaço destinado às aeronaves expostas.

A iniciativa já conta com o apoio de instituições de renome como a TAM, a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Helibras, dentre outras. "Estamos na fase de composição da Governança do Museu para apresentar o projeto às esferas governamentais de São Paulo", ressaltou o Comandante do IV COMAR.

imagens/original/24247/ferreira 2s bft 031.jpg