COMANDO

Tenente-Brigadeiro Rossato assume comando da Aeronáutica

A cerimônia realizada em Brasília também foi marcada pela despedida do Tenente-Brigadeiro Saito
Publicada em: 30/01/2015 14:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Ministro da Defesa presidiu a cerimônia  Sargento Batista / Agência Força AéreaO Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato assumiu o comando da Aeronáutica nesta sexta-feira (30/01). A cerimônia militar foi realizada na Base Aérea de Brasília. O oficial-general é agora o primeiro militar na cadeia de comando da Força Aérea Brasileira, cargo ocupado até então pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Jaques Wagner, e contou com presença de autoridades do poder legislativo, executivo e judiciário, além de Comandantes de Forças Aéreas estrangeiras e dos Comandantes da Marinha e do Exército.

Com 46 anos de carreira, o Tenente-Brigadeiro Rossato foi designado para o cargo pela Presidente Dilma Roussef no último dia sete de janeiro. O oficial-general já comandou diversas unidades operacionais da FAB, como o Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Terceira Força Aérea (III FAE). Foi adido aeronáutico na Venezuela e realizou o curso de comando e controle na Força Aérea Francesa. Possui mais de 3.500 horas de voo em oito tipos de aeronaves, entre elas o T-23 Uirapuru, AT-26 Xavante, P-95 Bandeirante Patrulha e C-115 Búfalo.

Em discurso, o Tenente-Brigadeiro Rossato agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff. “É muita honra ter sido indicado para comandar a instituição que tem sido a minha vida há 46 anos”. O novo comandante destacou que a Força Aérea está cada vez mais amparada na capacidade dos militares e na tecnologia existente. “Diversos projetos fundamentam efetivamente nossas capacidades, como a aquisição dos caças Gripen NG, o desenvolvimento e produção do KC-390 e a implementação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais”, afirmou.

Disse ainda para quem as ações da Força Aérea devem ser orientadas. “Somos depositários da confiança e do respeito de cada cidadão brasileiro. E é para eles que as nossas ações devem ser orientadas”, finalizou.

Assista à entrevista do Tenente-Brigadeiro Rossato:

Despedida

Após oito anos no comando da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Saito se despediu também do serviço ativo da FAB, foram 55 anos dedicados à carreira militar. Em seu discurso o oficial-general agradeceu aos familiares e militares do efetivo e destacou os projetos da FAB executados em sua gestão, como a aquisição dos caças Gripen NG e de Veículos Aéreos Não Tripulados, os chamados VANTs, e a modernização de aeronaves.

Assista à entrevista do Tenente-Brigadeiro Saito:

imagens/original/24251/150130bat9924_c_bruno_batista.jpg