ESPAÇO

Jornada Espacial reúne vencedores da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Realizado em Natal, o evento terá lançamento de foguete e palestra com o astronauta brasileiro Marcos Pontes
Publicada em: 09/12/2014 16:23
Imprimir
Fonte: DCTA

O Centro de Lançamento da Barreira d  o Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN), iniciou na segunda-feira (08/12) a 12ª edição da Jornada Espacial. O evento reúne 43 alunos e 36 professores de ensino médio, representantes de 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que foram vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A Olimpíada, que aconteceu em maio deste ano, movimentou 800 mil alunos e 10 mil escolas de todo país.

Esta é a segunda vez que a atividade é realizada no CLBI. A Jornada, composta de uma semana de palestras e atividades práticas ligadas às questões espaciais, acontece desde 2005. “Nosso objetivo é mostrar aos jovens o que fazemos aqui e motivá-los para que sigam adiante nessa área de estudos”, afirma o Diretor do CLBI, Coronel Maurício Alcântara. 

Segundo José Bezerra Pessoa Filho, participante da organização da Jornada desde sua primeira edição, os destaques da 12ª Jornada são o lançamento de um foguete, na quarta-feira (10/12), e a palestra com o astronauta Marcos Pontes, na sexta. “Nós queremos apresentar a estes jovens e professores um outro Brasil, feito de pessoas que dedicam suas vidas à educação, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador José Bezerra.