ESPORTE

Brasil e Noruega são os vencedores do Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico

A 56ª edição do PAIM foi realizada na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP)
Publicada em: 27/10/2014 13:54
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

Oito países e 58 atletas competir  am durante toda a semana no 56º Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico (PAIM), que ocorreu na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Após embates de tiro, natação, esgrima, basquete, pista de obstáculos e orientação, Brasil e Noruega foram os grandes campeões desse PAIM.

O time brasileiro ficou em primeiro lugar entre as equipes masculinas. No feminino, a Noruega foi a vencedora. Individualmente, o Brasil levou os três primeiros lugares e o Major Eduardo Utzig sagrou-se tetracampeão mundial de Pentatlo Aeronáutico. Na categoria feminina, a campeã individual foi a norueguesa Tenente Renate Evensen.

O Coronel de Infantaria Márcio Rocha, Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), fala sobre o evento: “A CDA vem se preparando há um ano e saiu tudo como planejamos. Conquistamos o lugar mais alto no pódio. O mais importante para nós é que pudemos testar a nossa equipe para os próximos jogos mundiais militares.Também avaliamos a nossa equipe feminina e deu para sentir que, com um pouco mais de treino, temos condições de conquistar o primeiro lugar nessa categoria”.

O Chefe da Equipe da Noruega, o Major Bjorn Henrik Saevik, explica como foi a preparação do seu time campeão: “A nossa equipe feminina começou em 2012, trabalhamos duro até aqui, nos reunimos todos os meses durante um ano e um mês. Antes do Campeonato, ficamos concentrados treinando.” E revela que o lema do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), “União através do Esporte” tem força na competição: “Eu gostei muito da organização desse Campeonato. Estrutura, alimentação, instalações, mas a   melhor coisa é a amizade que fizemos. Um apoia o outro e essa união é muito gratificante.”
 
O próximo Campeonato Mundial de Pentatlo Aeronáutico será realizado na Coreia do Sul. O 56º PAIM faz parte do calendário internacional do CISM, é gerenciado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), e foi organizado pela Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e Academia da Força Aérea (AFA).

Assunto(s): , , , ,