REAPARELHAMENTO

FAB terá novo tipo de alvo aéreo

Aeronave Remotamente Pilotada será utilizada no treinamento de pilotos de caça
Publicada em: 02/10/2014 18:03
Imprimir
Fonte: BASM

  Os militares do Esquadrão Hórus começaram, na última segunda-feira (29/09), o curso de introdução ao sistema “Diana” - alvo aéreo e Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) que será operada pelo Esquadrão a partir de 2015.

O Diana será recebido como parte dos projetos de compensação dos contratos da Força Aérea Brasileira com a empresa Airbus Defense and Space para a compra das aeronaves C/SC-105 Amazonas e modernização das P-3AM. O contrato prevê a entrega de duas unidades do Diana, uma estação de controle de solo e um sistema de lançamento móvel.

Como alvo aéreo, a aeronave será usada para o treinamento dos esquadrões de caça. Caso seja atingido, o Diana aciona seu paraquedas e cai no mar para ser posteriormente resgatado e utilizado em novas missões.

O curso de introdução ao sistema Diana, com duração de uma semana, é ministrado por integrantes do Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), instituição subordinada ao Ministério da Defesa da Espanha, que será responsável pela transferência de tecnologia para o Brasil.

Esquadrão Hórus inicia Curso Teórico para novo VANT  1T Juliana/HórusAlém dos militares do Esquadrão Hórus, o curso tem a participação de representantes da Base Aérea de Santa Maria (BASM), do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Também participam civis da empresa Equipaer, que produzirá o Diana no Brasil.

O Esquadrão Hórus, sediado na BASM, opera atualmente as aeronaves remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900 da Força Aérea Brasileira.

 

imagens/original/22853/vant5.jpg